Segundo Secretaria da Saúde, Amazonas tem oito leitos de UTI destinados a pacientes vindos de Rondônia e Acre.
O governo do Amazonas recebeu dois pacientes de Rondônia para tratamento contra a Covid-19, na madrugada desta terça-feira (16). Eles chegaram a Manaus e foram encaminhados ao hospital Delphina Azis, referência no tratamento da doença.
Segundo a Secretaria da Saúde do estado, oito leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) são destinados para atender pessoas vindas de Rondônia e do Acre.
Antes, outras duas pessoas vindas de Porto Velho (RO) tinham chegado a Manaus no primeiro fim de semana de março.
As transferências são parte da “Operação Gratidão” para retribuir a ajuda recebida de outros estados no momento mais agudo da pandemia vivenciada no Amazonas nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, quando 542 pessoas precisaram ser transferidas para outras localidades do país.
Segundo o governo, além do Delphina Aziz, serão disponibilizados leitos no Hospital Nilton Lins, no Hospital da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado e no Pronto-Socorro Platão Araújo.
Com a taxa de ocupação de leitos clínicos da rede pública em 50,7% e de UTI em 81,9 % nesta segunda-feira (15), havia 33 leitos de UTI e 228 leitos clínicos exclusivos para a Covid-19 vagos na rede estadual.
FONTE: G1 AM