Inicialmente serão retomados os serviços de 34 linhas que atenderão as zonas da cidade em direção ao Centro e Terminais de Integração.
Os ônibus do transporte urbano em Manaus voltaram a trafegar de forma gradual esta segunda-feira (7). Segundo a prefeitura de Manaus, a princípio, serão retomados os serviços de 34 linhas troncais e alimentadoras que irão atender diversas zonas da cidade em direção ao Centro e Terminais de Integração (Veja a relação das linhas abaixo).
Os ônibus vão circular somente até 19h e depois serão recolhidos. Ainda não há informações sobre como será a circulação dos veículos na terça-feira (8).
Na madrugada de domingo, quando os ataques tiveram início, mais de 15 ônibus foram queimados na capital. As empresas recolheram os veículos, e a capital ficou sem a circulação de transporte público durante a manhã. Muitos trabalhadores foram prejudicados e precisaram usar transporte irregular ou particular.
Nas primeiras horas após a volta da circulação dos ônibus pela cidade, o autônomo Diego Pereira, de 28 anos, foi até o Terminal 5, no bairro São José, na Zona Leste de Manaus, após ser informado sobre o retorno.
Ele, a filha de dois anos e a esposa precisavam ir para a casa de um parente, mas não puderam ir pela manhã devido à suspensão da circulação dos ônibus após ataques de criminosos.
“Estávamos em casa esperando para podermos nos locomover, porque a gente depende do transporte público. Não temos outra alternativa”, disse.
Ele também relatou que se sentiu prejudicado com a onda de ataques que acontecem na cidade. “Agora os bandidos estão dominando as ruas. Segurança foi para onde? As pessoas não podem mais nem sair de casa. A população que acaba sendo prejudicada com isso”, comentou o autônomo.
Por meio de nota, o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) informou que conforme o andamento do retorno das atividades, novas linhas poderão entrar em operação para reforçar os serviços à população. Fiscais de transporte do IMMU acompanharão as operações do transporte em diversos pontos da capital.
Onda de violência
Manaus viveu mais uma onda de violência entre o fim da noite de domingo (6) e a madrugada desta segunda-feira (7). Uma Unidade Básica de Saúde (UBS), o prédio do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) e um caixa eletrônico foram incendiados por criminosos.
Além de Manaus, seis cidades do interior do Amazonas também registraram ataques. Em todo o estado, segundo a Secretaria de Segurança Pública, 31 suspeitos foram detidos.
No Centro de Manaus, o alvo dos criminosos nesta madrugada foi o prédio do 24º Distrito Integrado de Polícia (DIP). Segundo o delegado Marcelo Martins, os homens aproveitaram que o nível do rio Negro está elevado e chegaram em duas embarcações, atirando contra o prédio.
Agentes que estavam no local trocaram tiros com os bandidos. Uma granada também foi jogada no local, mas não explodiu. A polícia, então, acionou o grupo Marte, que detonou o artefato. Não houve feridos, e o local ficará fechado para o atendimento ao público nesta segunda-feira.
Aulas suspensas
O governo do Amazonas informou, em nota, que órgãos da administração estadual vão funcionar por trabalho remoto nesta segunda-feira. No entanto, segundo o texto, os serviços essenciais das áreas de saúde e segurança não sofrerão qualquer descontinuidade nos atendimentos.
As aulas nas escolas da rede pública foram suspensas e serão realizadas apenas na modalidade remota. Nas escolas particulares, também não haverá atividades.
Veja linhas que voltam a operar nesta segunda-feira:
- 037 NÚCLEO 11 / T3
- 039 NÚCLEO 15 / T3
- 045 AMAZONINO MENDES / T3
- 040 T3/ RIACHO DOCE/ CAMPO DOURADO
- 042 NOVA CIDADE/ GALILÉIA/ T3
- 046 CONJUNTO CANARANAS/ VILA REAL/ T3
- 049 AMAZONINO MENDES / T3
- 054 NOVA CIDADE/ COMUNIDADE RAIO DE SOL/ T3
- 120 PONTA NEGRA / T1 / CENTRO
- A200 DOM PEDRO / E2 – ESTAÇÃO ARENA
- A202 BAIRRO DA PAZ / E2 – ESTAÇÃO ARENA
- A222 ALVORADA / E2 – ESTAÇÃO ARENA
- 300 T3-CIDADE NOVA/ ESTAÇÃO 4-3-2-1 / T1 – CENTRO
- 350 T3 / PARQUE DAS LARANJEIRAS / T2 / CACH.
- 359 T3 / PARQUE 10 / T2 – CACHOEIRINHA
- A407 JARDIM PRIMAVERA / PARQUE 10 / ARENA
- 415 T3-CIDADE NOVA/ ESTAÇÃO 4-3 / MARIO YPIRANGA/ T2- CACHOEIRINHA
- 440 AMAZONINO MENDES / T1 / CENTR
- 442 T4 / PARQUE 10 / BOULEVARD / CENTRO
- 450 PONTA NEGRA/REDENÇÃO/ ESTAÇÃO 4-PARQUE DAS NAÇÕES/T3
- 457 ÁGUAS CLARAS II / TEFÉ / T2 / CENTRO
- 507 ADRIANÓPOLIS / T2 / CENTRO
- 517 OURO VERDE / T2 / CENTRO
- 600 T4 / T5 / CENTRO
- 605 SÃO FRANCISCO / T2 / CACHOEIRINHA
- 621 DISTRITO II / NOVA VITÓRIA / T5-2 / CENTRO
- 640 T4-3/ CIDADE NOVA/ ESTAÇÕES 4-3-2-1 / T1 – CENTRO
- 641 T4-3/ CIDADE NOVA / ESTAÇÃO 4 -PARQUE DAS NAÇÕES/ PONTA NEGRA
- 650 T4 / T5 / TEFÉ / T2 / CENTRO
- 651 T4-2 / CENTRO / T5
- 652 T4 / T5 / V-8 / T1 / CENTRO
- 671 T5-2 / CACHOEIRINHA
- 677 JORGE TEIXEIRA / AUTAZ MIRIM / T2 / CACHOEIRINHA
- 678 T4 – 5 / V-8 / PONTA NEGRA
FONTE: Patrick Marques, G1 AM