Início Manaus Professores protestam contra retorno de aulas presenciais em Manaus

Professores protestam contra retorno de aulas presenciais em Manaus

0
Professores protestam em frente à Assembleia Legislativa do Amazonas, em Manaus — Foto: Patrick Marques/G1

Categoria pede que retorno das aulas presenciais só acontecer após uma imunização completa com as duas doses da vacina.

Um grupo de professores fez uma manifestação contra o projeto de Lei 20/2021,que obriga o retorno de aulas presenciais durante a pandemia, no Amazonas, nesta terça-feira (15). Segundo os manifestantes, o retorno das aulas presenciais só deveria acontecer após uma imunização completa da categoria.

O ato aconteceu em frente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), onde o projeto foi aprovado no dia 9 de junho. O grupo se reuniu pela manhã com um carro de som e cartazes. Policiais impediram a permanência do carro de som no local.

Professores protestam contra o retorno às aulas em Manaus — Foto: Patrick Marques/G1
Professores protestam contra o retorno às aulas em Manaus — Foto: Patrick Marques/G1

De acordo com o presidente da Asprom, professor Lambert Melo, a categoria repudia o projeto de lei que, segundo eles, obriga os professores e estudantes a voltarem para as escolas e correrem riscos de infecção pela Covid-19, antes de receberem as duas doses da vacina.

“O projeto determina que, mesmo nessa pandemia, as escolas não podem ser fechadas. Tem que continuar com as atividades presenciais. Nós não vamos obedecer esse projeto, porque uma ordem e uma lei absurda não se cumprem. Nós vamos continuar lutando pela preservação da vida dos trabalhadores da educação, das nossas crianças, adolescentes, dos nossos jovens”, disse.

Ainda conforme Melo, a imunização dos professores só deve ser concluída com a segunda dose, em agosto. Ele comentou que a categoria teme ser contaminada antes de ser imunizada e que os alunos se contaminem durante as aulas presenciais.

“Nesse momento, nós estamos desprotegidos ainda, ameaçados de nos contaminarmos e morrermos mesmo antes de tomarmos a segunda dose. Isso é um crime que está sendo praticado. Eles deveriam esperar, no mínimo, a imunização de todos os professores”, comentou o presidente da Asprom.

Retomada das aulas

As aulas da rede pública municipal em Manaus foram retomadas no dia 31 de maio. No dia seguinte, em 1º de junho, as atividades na rede estadual retornaram. Nesta segunda-feira (14), as creches voltaram a funcionar.

FONTE:  Patrick Marques, G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui