Portaria da SES-AM foi publicada em Diário Oficial e possui 10 considerações para que a unidade não seja desativada. Nesta sexta-feira (27), o governador Wilson Lima disse que a unidade já foi desativada.
A Secretaria de Saúde do Amazonas publicou uma portaria e determinou a imediata paralisação de todo e qualquer ato administrativo de desativação ou desmobilização da estrutura física e mobiliária do Hospital de Combate à Covid-19 Nilton Lins, usado como hospital de campanha em Manaus. No entanto, o governador Wilson Lima afirmou nesta sexta-feira (27), que a unidade já foi desativada.
A portaria nº 456/2021 foi publicada no Diário Oficial do Amazonas de quarta-feira (25) e assinada pelo secretário de saúde, Anoar Abdul.
Na portaria, a Secretaria de Saúde lista 10 considerações para que a unidade não seja desativada. Segundo a portaria, o órgão resolveu determinar em razão de iminente perigo público, a imediata paralisação de todo e qualquer ato administrativo de desativação ou desmobilização da estrutura física e mobiliária do Hospital de Combate à Covid-19 Nilton Lins, “cuja estrutura encontra-se devidamente requisitada pelo Governo do Estado do Amazonas em razão do Decreto n° 43.275, de 11 de janeiro de 2021”.
Contudo, nesta sexta-feira (27), o governador Wilson Lima disse que a unidade já foi desativada. A afirmação do governador foi feita durante o programa + Cultura, no Teatro Amazonas, onde lima anunciou a retomada das atividades culturais no estado. Ele levou em consideração a redução no número de internações e o avanço da vacinação.
“Hoje nos temos 51 municípios no estado do Amazonas sem uma pessoa internada com a Covid-19. Já desmontamos o Hospital Nilton Lins e estamos desmobilizando as estruturas que eram voltadas para a Covid lá no hospital Delphina Aziz para outras especialidades. Então, tudo isso são sinais muitos positivos de que estamos voltando à normalidade”, disse.
Em julho deste ano, o governo do Amazonas anunciou o encerramento das atividades da unidade e disse que as internações de casos de Covid devem ser mantidas no Hospital Delphina Aziz. O Hospital Nilton Lins foi aberto duas vezes durante a pandemia, para atender exclusivamente casos de Covid.
O G1 voltou a procurar o governo do estado, que informou em nota que o hospital Nilton Lins está sem pacientes internados, porém a requisição administrativa continua mantida. O texto afirma que, após reunião de gabinete de crise no dia 24 de agosto, determinou a paralisação de todo e qualquer ato administrativo de desativação ou desmobilização da estrutura física e mobiliária do hospital.
Hospital de campanha e polêmicas
O Hospital Nilton Lins foi aberto duas vezes durante a pandemia, para atender exclusivamente casos de Covid. Ele começou a funcionar em abril do ano passado, durante o colapso da primeira onda. Após quase seis meses fechado, foi reaberto em janeiro deste ano, diante do caos da segunda onda.
O ex-secretário de Saúde do Amazonas Marcellus Campelo foi preso pela Polícia Federal em investigação que apura fraudes no contrato da unidade.
FONTE: G1 AM