O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), usou o perfil dele no Twitter no sábado (4) para chamar de “mentirosa” e “leviana” uma informação atribuída ao senador Eduardo Braga (MDB) de que haveria aumento de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) incidente sobre o preço do diesel no Amazonas.
No perfil dele no Instagram, na sexta-feira (3), Braga publicou um vídeo falando sobre um projeto de lei que apresentou no Senado para baixar o preço do gás de cozinha. Na arte que acompanha o vídeo, o senador escreveu: “Enquanto o Governo do Amazonas autoriza o aumento do ICMS do diesel, o Senado propõe aliviar o bolso do consumidor”. De quebra, Braga exibe o título de uma manchete do site D24AM: “Governo do Amazonas autoriza aumento do ICMS do diesel”.
Lima disse que não haverá aumento da alíquota do imposto no governo dele. “É mentirosa e leviana a afirmação feita pelo senador Eduardo Braga e o jornal ligado a sua família sobre aumento de ICMS do diesel. Não há e não haverá qualquer aumento da alíquota no meu governo”, escreveu Lima, sem citar a fonte da suposta declaração.
O governador afirmou ainda que Braga, possível rival dele nas eleições de 2022, usa “métodos truculentos” para tentar “enganar as pessoas”. “A população do Amazonas conhece bem Eduardo Braga e seus métodos truculentos e mentirosos, que ele usa com o objetivo de tentar enganar as pessoas”, completou o governador.
A assessoria do parlamentar disse que ele “não tem nenhum jornal” e que Braga não mentiu ao falar sobre aumento do ICMS sobre o combustível. “Não há informação inverídica, como pode ser conferida em matérias de veículos nacionais como o Valor Econômico”, disse a assessoria, referindo-se a matérias publicadas em março deste ano.
Na ocasião, o governo federal baixou a alíquota de um imposto sobre o diesel, mas 18 Estados tiveram o valor de referência para a cobrança de ICMS elevado, em função do aumento de preços do produto pela Petrobras. Não houve, no caso, aumento de alíquota de ICMS.
Eduardo Braga
Nasceu em Belém (PA), formou-se em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Amazonas. Foi vereador de Manaus, deputado estadual, vice-prefeito e prefeito de Manaus; elegeu-se governador do Amazonas em 2002 e se reelegeu em 2006. Em 2010 foi eleito senador pelo Amazonas e ocupou o cargo de ministro de Minas e Energia no governo de Dilma Rousseff, entre 2014 e 2016. Foi reeleito senador em 2018 pelo MDB.
FONTE: Por AMAZONAS ATUAL