Início Amazonas No AM, municípios do interior estão há uma semana sem mortes por...

No AM, municípios do interior estão há uma semana sem mortes por Covid-19

0
Vacinação em Itacoatiara, interior do Amazonas. — Foto: Divulgação

Em entrevista ao G1, infectologista Nelson Barbosa afirma que avanço na vacinação auxilia na significativa redução de mortes por Covid-19.

Municípios do interior do Amazonas não registram, há uma semana, mortes por Covid-19, de acordo com dados divulgados pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS). Segundo o último Boletim, dos 61 municípios do interior, somente 16 registraram novos casos da doença nas últimas 24h.

Em Itacoatiara, a 176 quilômetros da capital, não há pessoas internadas por Covid em unidades hospitalares.

Atualmente, o Amazonas apresenta queda de 32% na média móvel de mortes em comparação com os dados registrados há 14 dias.

Em entrevista ao G1, o médico infectologista Nelson Barbosa afirma que a redução das mortes é um reflexo do avanço da vacinação no Estado. Para ele, a vacinação em massa auxilia na redução de casos em diversos núcleos sociais e os resultados já começam a ser comprovados nos registros diários.

“A população se vacinando protege não só seus familiares como as pessoas do ambiente de trabalho e a comunidade como um todo. Por isso, a vacinação é importante, porque traz uma proteção coletiva”, diz o infectologista.

De acordo com o consórcio dos veículos de imprensa, atualmente 55,89% da população do Amazonas já recebeu a primeira dose de imunizantes contra Covid-19, o que corresponde a 2.386.469 pessoas. Já com a segunda dose ou dose única, estão 1.088.839 pessoas, ou seja, 25,5% da população.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Notificações do interior

De acordo com dados da FVS, no interior, os 16 municípios que registraram novos casos nas últimas 24h foram Itacoatiara (12), Careiro (9), Jutaí (8), Maraã (5), São Gabriel da Cachoeira (4), Anamã (2), Borba (2), Novo Airão (2), Autazes (1), Humaitá (1), Iranduba (1), Presidente Figueiredo (1), Rio Preto da Eva (1), Santa Isabel do Rio Negro (1), São Paulo de Olivença (1) e Tapauá (1).

Entre os municípios que não enviaram dados para atualização do Boletim estão Carauari, Atalaia do Norte, Pauini, Nova Olinda do Norte, Amaturá, Novo Aripuanã e Apuí.

Mesmo com dados ainda não enviados por sete municípios para a última atualização, o infectologista Nelson Barbosa não considera que a possível subnotificação de casos influencie no resultado da redução de mortes em razão da vacinação.

“Podem existir subnotificações, mas de acordo com que estamos vendo, em relação à diminuição do número de casos, esse resultado está mais relacionado ao avanço da vacinação do que uma possível subnotificação”, ressalta.

Covid-19 no Amazonas

A mais recente atualização de dados sobre a doença no estado mostra que foram diagnosticados 214 novos casos nas últimas 24h, totalizando 425.339 diagnósticos desde o início da pandemia. O Amazonas perdeu 13.701 vidas desde o início da pandemia, sendo 9.448 na capital e 4.253 no interior.

Cuidados devem continuar

Mesmo com a redução de casos e avanço da vacinação, o infectologista afirma que os cuidados preventivos não devem parar. Ele ressalta a importância do cumprimento dos protocolos diante da presença de novas variantes.

“É preciso ressaltar que a população deve continuar diligente nas medidas de prevenção como o uso da máscara do álcool em gel, lavar as mãos com água e sabão quando não estiver em casa , manter o distanciamento social, ou seja, todas essas medidas continuam sendo importantes, pois, até o momento, não temos mais de 70% da população vacinada e temos avanços de outras variantes. Os cuidados ainda são fundamentais”, conclui.

FONTE: Por G1 AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui