O município alcançou também o primeiro lugar no quesito Desenvolvimento Sócio Econômico que considera indicadores como PIB per capita, Índice da renda domiciliar per capita, número de jovens com 25 anos ou mais que completaram o ensino médio e superior, porcentagem de pobres entre os habitantes, população economicamente ativa empregada
A cidade de Tefé (AM), 523 quilômetros de Manaus, posicionou-se em primeiro lugar no pilar Educação do Prêmio Band Cidades Excelentes, iniciativa do Grupo Bandeirantes em parceria com o Instituto Aquila. A premiação foi criada para prestigiar os bons gestores municipais de todo o país. O anúncio dos vencedores foi revelado em programa televisivo na noite da última sexta-feira, 22, nos estúdios da Band Amazonas, em Manaus.
O evento foi prestigiado pelo diretor geral da Rede Bandeirantes, Diego Trajano, do governador Wilson Lima e alguns prefeitos do Amazonas que foram comtemplados em outras áreas de atuação na gestão pública.
O município de Tefé, na atual gestão do prefeito Nicson Marreira, foi escolhida a primeira em gestão da educação e no Desenvolvimento Sócio Econômico na categoria 30 mil a 100 mil habitantes. O Prêmio Band Cidades Excelentes tem como objetivo incentivar a melhoria da realidade dos municípios brasileiros por meio da premiação das boas práticas da gestão pública e é direcionado a todos os municípios do País.
A plataforma IGM (Índice de Gestão Municipal) é a primeira Big Data do país a acompanhar a evolução dos 5.570 municípios brasileiros. São analisados indicadores públicos ligados a cinco pilares fundamentais para o desenvolvimento das cidades: Eficiência Fiscal/Transparência, Educação, Saúde e Bem-Estar, Infraestrutura/Mobilidade Urbana e Desenvolvimento Econômico/Ordem Pública. A avaliação do Prêmio Band Cidades Excelentes é estruturada baseada em Inteligência Artificial, que, a partir de um algoritmo, consolida resultados a partir de 41 indicadores em uma única nota final.
A premiação reconhece iniciativas pioneiras de gestão municipal, incentiva a implementação de projetos de melhoria na esfera pública, dissemina soluções de gestão que sirvam de referência para outros municípios e valoriza servidores públicos que atuam de forma proativa em benefício da população.
Na área da educação, a cidade de Tefé/AM destacou-se em vários quesitos avaliados pelo instituto como a erradicação do analfabetismo, expectativa em anos de estudo, taxa de abandono anos finais ensino fundamental, taxa de abandono anos iniciais ensino fundamental, gasto com educação por aluno por IDEB, resultado IDEB anos finais ensino fundamental, resultado IDEB anos iniciais ensino fundamental, distorção idade-série ensino fundamental e acesso a educação infantil/creche.
Alcançado pela reportagem o prefeito Nicson Marreira disse que foram feitos alguns ajustes fiscais e cortes de privilégios. “Recuperamos nosso fôlego para investir na educação e passamos a realizar várias ações que estão mudando a cara da cidade. Estamos arregaçando as mangas para tornar Tefé uma cidade moderna, com obras que atendam o anseio da população, e mais paz e igualdade”, destacou Marreira feliz pelo desempenho de sua gestão na área da educação e desenvolvimento econômico.
FONTE: Por Portal do Holanda