Sunisa Lee, ouro no individual geral em Tóquio, relata que foi atacada com spray de pimenta
A ginasta americana Suni Lee, vencedora da medalha de ouro olímpica e a primeira americana de descendência Hmong a competir nas Olimpíadas, disse que foi atacada com spray de pimenta em um incidente racista enquanto estava em Los Angeles para a temporada de “Dancing with the Stars”.
Lee estava esperando por uma carona depois de sair à noite com um grupo de amigas que eram todas de descendência asiática, disse ela à revista PopSugar em uma entrevista.
A ginasta disse que pessoas dentro de um carro começaram a gritar xingamentos racistas como “ching chong” e dizer às garotas para “voltarem para o lugar de onde vieram”, de acordo com a matéria.
Então, um dos passageiros atacou seu braço com spray de pimenta antes do carro deixar o local. Lee confirmou à CNN que o incidente aconteceu em outubro.
“Eu estava tão brava, mas não havia nada que eu pudesse fazer porque eles fugiram”, disse a campeã olímpica. “Não fiz nada para eles, e tendo a reputação, é tão difícil porque eu não queria fazer nada que pudesse me colocar em apuros. Simplesmente deixei acontecer”.
Ataques contra americanos de origem asiática dispararam durante a pandemia. Uma coalizão que monitora o racismo e a discriminação contra os americanos de origem asiática disse que pelo menos 4.533 incidentes foram registrados nos primeiros seis meses deste ano.
Mais de 9.000 incidentes foram relatados à coalizão Stop AAPI Hate, desde o início da pandemia até junho deste ano.
FONTE: Por CNN