Início Amazonas Governo do AM reduz para 4 meses prazo para dose de reforço...

Governo do AM reduz para 4 meses prazo para dose de reforço contra a Covid-19

0
Coletiva foi realizada nesta terça-feira (7), em Manaus. — Foto: Matheus Castro/g1

Secretário de Saúde Anoar Samad disse que vacinados com a dose única da Janssen há dois meses vão precisar tomar dose de reforço. Oito municípios, além de Manaus, vão receber ação.

O governo do Amazonas reduziu para quatro meses o prazo para a dose de reforço da vacina contra a Covid-19. O anúncio foi feito nesta terça-feira (7) pelo secretário de saúde do estado, Anoar Samad. A mudança começa a valer a partir desta quarta (8).

Além disso, o secretário também disse que os vacinados com a dose única da Janssen há, pelo menos dois meses, vão precisar tomar a dose de reforço do imunizante. A ação deve começar na quinta-feira (9), quando o estado vai receber 12 mil doses.

“Estamos reduzindo o prazo para a segunda dose para quatro meses. Já aqueles que tomaram a dose única vão precisar tomar a segunda dose. Estamos recebendo na quinta-feira novas doses e vamos disponibilizar para esse público. O período entre as duas doses deve ser superior a doses meses”, disse o secretário.https://532c626417332c082f3deeb9656a0745.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

No primeiro momento, a aplicação da dose da Janssen será priorizada em Manaus e em municípios da região de fronteira do estado. A capital também vai receber uma carreta de vacinação, que passa a operar a partir desta quarta-feira (8), na Praça da Polícia, no Centro, de 8h às 23h.

Além disso, foi anunciado que oito municípios que estão com a vacinação da população vacinável – isto é, de até 12 anos – abaixo dos 50% terão reforço na campanha de imunização.

Os municípios são: Autazes, Codajás, Iranduba, Manacapuru, Nova Olinda do Norte, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva e Tefé. Equipes da Secretaria de Saúde e da Fundação de Vigilância em Saúde do Estado (FVS-AM) já foram encaminhadas para os locais.

Outras ações também devem ocorrer ao longo do mês para intensificar a vacinação contra a doença no Amazonas. Um dia D de vacinação está previsto para o sábado (11) e uma campanha para intensificar o registro de vacinação também deve ocorrer nos próximos 60 dias.

Questionado sobre novas medidas de restrições para as festas de fim de ano, o secretário também disse que o decreto governamental que restringe público e torna obrigatório o uso de máscaras em locais fechados continua valendo. No entanto, ele explicou que o governador Wilson Lima convocou para a tarde desta terça (7), uma reunião do comitê de gerenciamento da pandemia no estado.

FONTE: Por G1 AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui