Início Mundo Reino Unido vai considerar presença diplomática nos Jogos de Inverno em Pequim

Reino Unido vai considerar presença diplomática nos Jogos de Inverno em Pequim

0
Queima de fogos no Estádio Olímpico de Tóquio abriu a cerimônia de encerramento dos Jogos Crédito: David Ramos/Getty Images

Vice-primeiro-ministro britânico declarou, nesta terça (07), que país decidirá sobre o nível de representação no evento “no devido tempo”

O Reino Unido irá, “no devido tempo”, considerar se irá ou não impor um boicote diplomático aos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022 em Pequim, disse o vice-primeiro-ministro britânico Dominic Raab nesta terça-feira (7).

“Fui perguntado se irei ou não irei, e vamos considerar isso [o nível de representação no evento] no devido tempo”, disse Raab.

O boicote americano

O governo de Joe Biden não enviará nenhum representante diplomático às Olimpíadas de Inverno de 2022, em Pequim, como uma declaração contra os abusos dos direitos humanos da China em Xinjiang, anunciou a secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, nesta segunda-feira (6).

Psaki disse que o governo americano estava enviando uma “mensagem clara” de que as violações dos direitos humanos na China significam que não pode haver “negócios como de costume”.

“O governo Biden não enviará nenhuma representação diplomática ou oficial para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Inverno de Pequim 2022, devido ao genocídio em curso na China e aos crimes contra a humanidade em Xinjiang”, disse Psaki em uma coletiva de imprensa na segunda-feira.

Psaki acrescentou que a equipe esportiva dos EUA tem “total apoio” do governo, mas que o governo não estaria “contribuindo para a fanfarra do jogo”.

“A representação diplomática ou oficial dos EUA trataria esses jogos como normais em face dos flagrantes abusos dos direitos humanos e atrocidades da China em Xinjiang, e simplesmente não podemos fazer isso”, afirmou Psaki.

Psaki também que o boicote diplomático aos Jogos não significa “o fim das preocupações que levantaremos sobre os abusos dos direitos humanos”.

Questionada sobre se os EUA estão tentando fazer com que outros aliados se juntem ao país no boicote diplomático, Psaki disse que a Casa Branca informou seus aliados sobre a decisão, e que “obviamente deixaremos que eles tomem suas próprias decisões”.

Psaki afirmou que a Casa Branca não acha que seja o “passo certo” ou justo penalizar os atletas norte-americanos com um boicote inteiro dos Estados Unidos às Olimpíadas de Inverno.

Reação chinesa

A embaixada da China em Washington disse que o anúncio dos Estados Unidos de um boicote diplomático às Olimpíadas de Inverno de 2022 é um “um ato pretensioso” e uma “manipulação política”, e que não terá nenhum impacto no sucesso da realização do Jogos.

“Nenhum convite foi estendido aos políticos dos EUA, então este ‘boicote diplomático’ simplesmente veio do nada”, disse o porta-voz da embaixada Liu Pengyu em uma resposta por e-mail a um pedido de comentário sobre o anúncio.

“Um ato tão pretensioso é apenas uma manipulação política e uma grave distorção do espírito da Carta Olímpica. Na verdade, ninguém se importaria se essas pessoas viessem ou não, e não tem impacto algum nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022 para ser realizada com sucesso “, disse ele.

FONTE: Por REUTERS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui