Dados divulgados pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) apontam também 1.066 casos positivos da doença desde o inicio de novembro até esta quinta-feira (30).
Manaus registrou quatro mortes por influenza A (H3N2) desde o início de novembro até esta quinta-feira (30).Os dados são do Boletim da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM).
De acordo com o boletim, entre as vítimas da doença estão três homens, na faixa etária de 58 a 74 anos, com comorbidades e uma mulher, de 90 anos.
1.066 é o total de casos registrados no estado desde o inicio de novembro. Já foram coletadas 9.093 amostras, processadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM).
Das 1.066 amostras positivas para Influenza, 917 casos, que corresponde a 86% do casos, são consideradas Influenza A. Um dos casos registrados é de H1N1.
Alerta
Recentemente, o Governo emitiu um alerta após aumento de casos de influenza A no Amazonas, pedindo reforço na vacinação contra o vírus e dos cuidados preventivos para redução de transmissão.
Além da capital, os casos foram registrados em municípios do interior, como Iranduba, Manacapuru, Parintins e Tefé.
Por meio de nota, a FVS pediu o reforço de cuidados como lavagem frequente das mãos, isolamento de pessoas sintomáticas e evitar aglomerações. Além disso, o órgão recomendou a intensificação da vacinação no interior, nos municípios que ainda têm estoque da vacina contra influenza.
FONTE: Por G1 AM