Algumas cidades da Grande SP e interior anteciparam a vacinação neste fim de semana. Crianças com comorbidade ou deficiência, além de indígenas e quilombolas, serão imunizados a partir de segunda-feira (17) na maior parte do estado.
Crianças que foram vacinadas contra a Covid-19 no domingo (16) receberam um “certificado de coragem” em Osasco, na Grande São Paulo.
Embora a imunização infantil comece oficialmente na maior parte do estado na segunda-feira (17), alguns municípios anteciparam a aplicação das doses em eventos simbólicos.
Além do certificado, atores vestidos como personagens de desenhos também acompanharam a vacinação para incentivar as crianças do grupo prioritário. Veja fotos abaixo:
Vacinação no fim de semana
Cidades da Grande São Paulo como Santo André, São Bernardo do Campo , Santo André, Franco da Rocha e Suzano realizaram eventos iniciais de vacinação para crianças de 5 a 11 anos neste sábado (15).
A vacinação infantil contra a Covid-19 vai começar com o grupo prioritário, que é composto por crianças com deficiência, comorbidades, indígenas e quilombolas. A campanha na capital paulista e na maior parte dos municípios do estado deve ter início na segunda-feira (17). Para crianças sem comorbidades, a imunização está marcada para a segunda quinzena de fevereiro.
Em Santo André, foram disponibilizadas 375 horários para agendamento neste sábado e no domingo (16).
Já em São Bernardo do Campo, onde também é preciso fazer o pré-cadastro e agendar um horário, e algumas vacinas infantis já foram aplicadas na sexta (14).
A cidade de Suzano também realizou um evento simbólico: ao longo deste sábado, dez doses foram aplicadas em crianças com comorbidades que moram no município. Outras cidades do interiror, como Sumaré, também começaram a vacinação neste sábado.
As famílias das primeiras crianças vacinadas na região metropolitana relataram alívio com a chegada do imunizante para menores de 11 anos.
“É um sentimento que eu não tenho como explicar. É muito emocionante mesmo”, disse Gisele Romero, mãe do João Carlos.
O João tem distrofia muscular. Além das preocupações que a pandemia trouxe pra todo mundo, vários tratamentos que ele faz foram cancelados ou adiados.
“São dois anos nessa briga, nessa luta de tratamento cancelado, consultas interrompidas, pra quem tem a distrofia isso é muito complicado. E isso daqui é uma luz do fim do fim do túnel, que pode ser que as coisas comecem a funcionar no novo normal”, disse Gisele.
Crianças sem comorbidades
O governo de São Paulo afirmou nesta sexta-feira (14) que planeja iniciar a vacinação de crianças sem comorbidades na segunda semana de fevereiro. A faixa-etária de 11 anos será a primeira a receber as doses.
Nesta sexta-feira (14), o estado vacinou, em evento simbólico, a primeira criança do grupo prioritário, que é composto por crianças com deficiência, comorbidades, indígenas e quilombolas. A previsão é que a imunização para esse grupo comece nos postos de saúde na segunda-feira (17).
É necessário que a criança esteja acompanhada pelos responsáveis e que leve documentos que comprovem a comorbidades.
O calendário pode sofrer alterações, uma vez que as doses distribuídas pelo Ministério da Saúde ainda não são suficientes para todo o grupo prioritário de São Paulo.
Veja o calendário previsto pelo governo estadual:
- 14/01 a 10/02: crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, com deficiência, indígenas e quilombolas
- Segunda semana de fevereiro até o final do mês: crianças sem comorbidades, começando pelas seguintes idades:
– 11 anos
– 10 anos
– 9 anos (parcial) - As datas para o início das demais idades não foram divulgadas
Primeira criança vacinada
O indígena Davi Seremramiwe Xavante, de oito anos, que veio para São Paulo fazer um tratamento no Hospital das Clínicas, foi o primeiro a receber o imunizante no Brasil.
Davi mora atualmente na cidade de Piracicaba, no interior do estado, com uma tutora.
De acordo com a gestão estadual, a capacidade de vacinação do estado é de 250 mil crianças por dia, podendo este número ser até superior de acordo com a demanda das famílias paulistas.
O pré-cadastro para vacinação desse público foi liberado na quarta (12). Os pais podem acessar o site do governo paulista (www.vacinaja.sp.gov.br) para inserir os dados da criança e agilizar o atendimento nos postos de saúde do estado.
FONTE: Por G1