Prova realizada no último domingo (6) teve 111 mil candidatos inscritos e mais de 20 mil faltosos.
Duas pessoas foram detidas por suspeita de fraude no concurso da Polícia Militar do Amazonas. Mais de 111 mil pessoas se inscreveram para fazer a prova, realizada no último domingo (6).
De acordo com o delegado Paulo Benelli, titular do 6º Distrito Integrado de Polícia, o primeiro caso ocorreu no fim da manhã de domingo. Um homem de 28 anos foi autuado em flagrante por uma guarnição da Polícia Militar. Após ser detido, ele passa por audiência de Custódia na segunda-feira (7).
Ainda segundo o delegado, em outro caso, um indivíduo de 23 anos foi conduzido à delegacia sob suspeita de fraude. Na ocasião, foi instaurado um Inquérito Policial para apurar se houve o intuito de fraudar o certame.
Em nota, a Polícia Civil disse que não poderia passar mais informações para não atrapalhar as investigações policiais.
Faltosos
No total, 20,8 mil pessoas faltaram para fazer as provas do concurso da Polícia Militar. A quantidade de faltosos corresponde a 18,6% do total de inscritos no edital, que teve mais de 111 mil candidatos.
No período da manhã, quando ocorreu a seleção para cargos de nível médio, foram registrados 17.498 faltosos do total de 88.854 candidatos. Já no período da tarde, durante as provas para nível superior, 3.321 inscritos faltaram de um total de 22.777 inscritos.
O concurso foi realizado após confusão sobre a realização ou não das provas. Isso porque o edital foi suspenso duas vezes pela Justiça. Concurseiros consideraram o imbróglio judicial um fator que atrapalha a organização e planejamento.
Além da capital, o concurso aconteceu também no interior. Entre os municípios em que as provas ocorreram estão Coari, Eirunepé, Humaitá, Itacoatiara, Parintins, Tabatinga e Tefé. Foram ofertadas 1.350 vagas, divididas em três categorias: mil vagas para aluno soldado (nível médio), 320 vagas para aluno oficial (nível superior) e 30 vagas para aluno oficial de saúde (nível superior).
FONTE: Por G1 AM