Confira o ‘5 Fatos Manhã’, com as principais notícias do dia
A oficialização da criação do partido União Brasil, resultado da fusão entre o Democratas e o PSL, e a abertura de investigação da PGR por suspeita de apologia ao nazismo após falas do apresentador Monark e do deputado Kim Kataguiri no Flow Podcast estão entre os destaques do 5 Fatos da manhã de 9 de fevereiro.
Criação do União Brasil
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou ontem a criação do União Brasil, partido que surge da fusão entre o Democratas e o PSL. A nova legenda passa a ter a maior bancada do Congresso Nacional, com 81 deputados e sete senadores, e escolheu o número 44 nas urnas. A mudança é válida já para as eleições de outubro. Em entrevista à CNN, o o líder do novo partido, o deputado Luciano Bivar (PE) confirmou que o União Brasil está próximo de oficializar uma federação com o MDB.
Investigação de falas no Flow
O Procurador-Geral da República, Augusto Aras, determinou a abertura de investigação contra o youtuber Monark e o deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP) por suspeita de apologia ao nazismo. A denúncia foi feita após declarações dos dois no programa online Flow Podcast, onde Monark defendeu a legalidade de um partido nazista no país, enquanto Kataguiri afirmou ter sido “errada” a criminalização do movimento na Alemanha.
Cooperação militar com a Rússia
O governo brasileiro deve discutir uma cooperação militar com a Rússia durante a viagem do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao país, marcada para a próxima semana, segundo apuração do analista da CNN Caio Junqueira. O encontro ocorre em meio a uma tensão militar no continente europeu pela possibilidade de invasão à Ucrânia, contrariando interesses dos Estados Unidos e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
STF julga federação partidária
O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma hoje o julgamento de uma ação sobre as federações partidárias no país. Além de determinar se o novo modelo é constitucional, os magistrados devem decidir se a data-limite para a criação dos grupos, marcada para o próximo dia 1º, será estendida ou não.
Caso Henry Borel
O ex-vereador do Rio de Janeiro Jairo Souza, o popular Dr. Jairinho, e a professora Monique Medeiros, mãe do menino Henry Borel, serão ouvidos hoje pela Justiça, na 2ª Vara Criminal da capital fluminense. O interrogatório faz parte do julgamento onde os dois réus são acusados de tortura e homicídio triplamente qualificado da criança de apenas quatro anos.
FONTE: Por CNN