Destino de ecoturismo no Mato Grosso do Sul é ideal para as mais diversas idades e reserva muitas aventuras em meio à cenários deslumbrantes
Bonito é um dos destinos mais espetaculares do Brasil, uma junção perfeita entre as influências do Pantanal e as exuberâncias sul-mato-grossenses. Suas águas cristalinas, cachoeiras, trilhas e balneários levam todos a mergulhar de cabeça na natureza e a aproveitar o melhor do ecoturismo. E mais notícia boa: as crianças são mais do que bem-vindas nos passeios da região.
As inúmeras atividades podem ser aproveitadas pelas mais variadas faixas etárias. Por ali, a diversão em meio ao cenário natural é garantida e os pequenos aventureiros deixarão os eletrônicos de lado para brincar nas águas e realizar atividades mais radicais, como tirolesa e trilhas.
Flutuações, cachoeiras e interação com animais também fazem parte das dinâmicas mais encontradas na região, estimulando desde cedo o contato da criançada com a natureza e possibilitando momentos de lazer em família.
Vale ressaltar que a maioria dos passeios por ali recebe crianças, mas alguns possuem uma restrição de idade mínima a partir dos 5 anos. A dica é comprar os passeios nas agências com antecedência e se informar sobre as exigências de cada local. A seguir, confira dicas dos melhores passeios e atrações com crianças em Bonito:
Nascente Azul
A 29 km do centro de Bonito, o local pode ser definido como um complexo de ecoturismo recheado de atividades ideais para todos os tipos de idade – há até o primeiro museu subaquático de água doce do mundo. Várias são as atrações recomendadas para a criançada, a exemplo da maior tirolesa do estado, que possui quase 500 metros e passa por cachoeiras que compõem o cenário natural.
Falando em atividades radicais, a propriedade também possui um pêndulo, que proporciona um emocionante balanço que desafia os limites da gravidade a muitos metros do chão. No balneário, o Aqualoko garante a diversão de todos: um circuito com pontes suspensas sobre as águas do lago abre o sorriso de crianças e adultos.
A flutuação, um dos passeios mais tradicionais e imperdíveis de Bonito, também acontece por ali. Tudo começa por uma trilha tranquila em meio a paisagem exuberante ao lado do rio. Após todos trajarem as roupas e equipamentos especiais, um treinamento é feito com os visitantes. Já no rio e com snorkel no rosto, os turistas podem contemplar a incrível água azul-turquesa, fruto da reflexão da água, e nadar ao lado de diversas espécies de peixes.
Cascata, cachoeira, praia de água doce, piscina ecológica e tirolesa aquática ainda completam toda a experiência. Vale ressaltar que os visitantes desfrutam das atividades sob supervisão de monitores capacitados.
Rodovia Bonito-Bodoquena, Km 22 – Bonito, MS. WhatsApp: (67) 3255-1496. Site oficial: https://nascenteazul.com.br/
Parque Ecológico Rio Formoso
De fácil acesso, a apenas 7 km da rodovia asfaltada desde o centro da cidade, o parque é cortado pelo Rio Formoso, que possui águas claríssimas e atividades aquáticas. Ali, o caiaque e a tirolesa são passeios bem procurados e que garantem o passatempo das mais variadas idades.
As águas calmas do entorno proporcionam um passeio tranquilo de caiaque, ideal para apreciar as belezas naturais e verdes que formam o local. O Formoso Adventure é um pacote do parque que contempla todos os passeios, como boia cross, stand up paddle, entre outros, e ainda a tirolesa, atividade radical que passa no meio da mata e dá para uma plataforma que leva os visitantes a uma trilha suspensa.
Arvorismo, flutuação e passeio com cavalo completam os passeios. Após um dia de diversão ao lado dos pequenos, o balneário dali oferece uma área tranquila para descanso.
Rodovia Bonito Guia Lopes, Km 7 – Bonito, MS. WhatsApp: (67) 99223-6111. Site oficial: https://www.parquerioformoso.com.br/
Balneário do Sol
Logo às margens do Rio Formoso, o Balneário do Sol é uma área de lazer com diferentes atividades na natureza, um ótimo espaço para passar o dia com a família. Ali há a possibilidade de nadar em piscinas naturais e no próprio rio, entre piraputangas, curimbas e dourados. Atraentes cachoeiras também fazem parte do cenário.
Para os pequenos, atividades como tirolesa, trampolim, parquinho infantil e banho de rio em local raso garantem a diversão. Ficar lado a lado com espécies de aves e macacos e ainda tirar fotos montado num búfalo ou abraçado com uma lhama garantem contato dos baixinhos com os animais e complementam a experiência.
O ingresso é na modalidade day use, em que é possível permanecer ali o dia todo e aproveitar toda a estrutura, que conta ainda com restaurante, lanchonete, vestiários, quadras de vôlei e futebol de areia, mesa de jogos e churrasqueira.
Rodovia do Turismo, Km 8, Zona Rural – Bonito, MS. Telefone: (67) 3255-3500. Site oficial: https://balneariodosol.tur.br/
Barra do Sucuri
As águas transparentes do encontro entre os rios Sucuri e Formoso deixam o passeio no local ainda mais divertido e especial. A 17 km do centrinho da cidade, a Barra do Sucuri localiza-se dentro de uma propriedade de 45 hectares.
Por ali, a atração para todas as idades é o próprio encontro das águas, em que os visitantes sobem num barco elétrico e desembarcam em um deque flutuante. Dali, junto dos instrutores, os visitantes seguem para a flutuação nas águas calmas e límpidas do Rio Sucuri.
É um passeio lindo e as crianças – assim como os adultos – ficam encantadas com a visão clara dos jardins subaquáticos, que mais se parecem com um mundo novo e colorido.
Rodovia Bonito/Fazenda América, Km 17, Zona Rural – Bonito, MS. Telefone: (67) 3255-1474 Site oficial: https://www.sucuri.com.br/
Balneário Municipal
De fácil acesso, o local de banho é um dos mais próximos do centrinho da cidade, a apenas 6 km das ruas principais de Bonito. O Balneário Municipal é um espaço público que conta com ótima estrutura para ir com as crianças, recomendado para um piquenique em família e banhos revigorantes nas águas rasas do Rio Formoso, repleto de peixes.
Para aproveitar mais o dia, as famílias podem usar as churrasqueiras dali. O lugar ainda é equipado com lanchonetes, quadras e banheiros. Como é próximo do centro e atende todos os públicos, a dica é tentar frequentar o espaço em dias de semana ou na baixa temporada, a fim de se evitar filas e aglomerações.
Rua Cel. Pílad Rébua, 1780 – Bonito, MS. Site oficial: https://www.turismo.bonito.ms.gov.br/atrativo-turistico/balneario-municipal
Rio do Peixe
O passeio de trilha e cachoeiras no Rio do Peixe é um dos mais tradicionais e imperdíveis da região. Dentro da Fazenda Água Viva, o passeio inicia-se com a trilha, em que araras, tucanos e até macacos interagem e dão boas-vindas aos visitantes. Ao longo do caminho, paradas para banho em belas cachoeiras alegram os turistas e rendem registros perfeitos para as redes sociais.
Tirolesas e trampolins para salto complementam a experiência e dão um toque radical aos jovens e adultos que buscam uma adrenalina a mais. O bom é que algumas cachoeiras ficam pertinho da sede, em que a caminhada é menor e a diversão é garantida.
Na volta para a sede da fazenda, pode-se tirar fotos com araras de diferentes espécies e ainda desfrutar de um almoço no estilo sul-mato-grossense. O espaço conta ainda com bar, sanitários, vestiários, duchas e redário. Com todas as atividades oferecidas, recomenda-se tirar um dia inteiro para aproveitar o passeio.
Fazenda Água Viva – Bonito, MS. Instagram oficial: @cachoeirariodopeixe
Eco Park Porto da Ilha
No Eco Park, as águas de parte do Rio Formoso formam pequenas cachoeiras e balneários muito agradáveis de serem curtidos com os baixinhos, principalmente nos dias de sol. Ali dá para ficar ao lado dos peixes da região, como a piraputanga, e relaxar nas cadeiras de praia espalhadas pelo gramado.
Nos três hectares da propriedade são desenvolvidas atividades turísticas para toda a família. Quer adrenalina? O passeio de bote passa por corredeiras e pequenas cachoeiras, onde todos têm a oportunidade de contemplar ainda mais a fauna e a flora local. Mas se prepare para se molhar com um balde de água vindo dos outros grupos: os guias geralmente animam os visitantes e promovem competições divertidas ao longo do passeio.
Boia cross e caiaque individual pelas corredeiras também garantem uma dose de aventura. Já o stand up paddle e a bicicleta aquática, em que os visitantes pedalam tranquilamente numa parte calma do rio, são opções mais tranquilas. E o restaurante do Eco Park é boa pedida quando a fome bater: além dos tradicionais peixes da região, como pintado e tilápia, o cardápio apresenta parmegiana de carne e outros cortes, assim como porções e burgers para dividir com a família.
Rodovia do Turismo km 13, Bonito-MS. Telefone: (67) 3255-1035. Site oficial: http://www.portodailha.eco.br/
FONTE: Por CNN