O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou seu tempo no horário eleitoral na televisão nesta quinta-feira (27) para reproduzir uma mensagem do Papa Francisco ao povo brasileiro. O presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentou um programa de renegociação de dívidas.
Esta quinta-feira é o último dia para a exibição de propagandas no horário eleitoral gratuito em 2022. Além do programa transmitido às 13h10, as campanhas veiculam suas últimas peças, também na TV, às 20h40.
Na peça veiculada à tarde, a campanha de Lula voltou a criticar as políticas de flexibilização da posse de armas implementadas por Bolsonaro. A propaganda atrelou a questão ao episódio em que o ex-deputado Roberto Jefferson disparou contra policiais federais que tentavam prendê-lo, ocorrido no último domingo (23).
“A mesma arma que Bolsonaro diz que é para proteger o patrimônio é a que fez o aliado dele, Roberto Jefferson, tentar matar policiais federais”, disse o narrador.
A propaganda petista ainda reproduziu trechos da participação de Lula na live “Brasil do Futuro”, transmitida na última terça-feira (25). Nos recortes, o ex-presidente defende o aumento real do salário mínimo, o Auxílio Brasil com valor mínimo de R$ 600 e fala sobre fome e pobreza.
“Não dá para ver o Brasil afundar do jeito que está afundando. Quando eu vejo as pessoas debaixo da ponte, as pessoas com criança no colo pedindo comida, nesse país que é o terceiro maior produtor de comida do mundo. Se você não se indignar com isso, você vai se identificar com o quê?”, disse no trecho.
Por fim, a peça reproduz mensagem do Papa Francisco à população brasileira. O discurso foi feito nesta quarta-feira (26), no Vaticano. “Rezo para que a Nossa Senhora Aparecida proteja e cure o povo brasileiro, que os liberte do ódio, da intolerância e da violência”, disse o pontífice.
A propaganda de Jair Bolsonaro afirma que o presidente Alberto Fernández, da Argentina, tinha o churrasco como uma das temáticas de sua campanha, em 2019. A peça compara as promessas do mandatário às de Lula. Além disso, traz falas de argentinos em críticas à situação atual do país.
Na sequência, a propaganda relembra feitos do governo Bolsonaro e sua postura no combate à pandemia. A campanha do presidente destaca as críticas do presidente ao isolamento social. Segundo a peça, ele “estava defendendo a liberdade e o sustento dos brasileiros”.
Bolsonaro também foca na apresentação de propostas. Ele voltou a dizer que pretende isentar do Imposto de Renda os brasileiros que ganham até R$ 6 mil. Também falou sobre um novo programa para renegociação de dívidas da população.
“Você que deve, por exemplo, para a Caixa Econômica Federal. Sabemos que são 4.000 pessoas e 400 mil empresas. Se você tem uma dívida em outra instituição bancária, em outro banco, a Caixa pode comprar essa dívida sua, e você vai pagar um juros bem menor”, explicou.
Por fim, o presidente voltou a afirmar que seu segundo governo irá implementar reajustes do salário mínimo acima da inflação. “Nós arrumamos a casa, os combustíveis caíram de preço, e os produtos de cesta básica também. Assim, sobra dinheiro para, mais do que prometer, ter a certeza de que vamos majorar de forma real o valor do salário mínimo”, completa.
FONTE: Por CNN/Arte/CNN – Foto Lula: Ricardo Stuckert/ Foto Bolsonaro: Rodrigo Paiva/Getty Images