Após dois anos, os manauaras voltaram a se reencontrar com o Carnaval, data marcada pelas festas, descontração e paqueras. Todo mundo sabe que a prevenção é fundamental durante as relações sexuais, mas se você bobeou e não usou camisinha, calma. Ainda dá para evitar a infecção pelo HIV, o vírus da Aids.
A “PEP”, ou profilaxia pós-exposição, é um tratamento que pode diminuir em quase 100% as chances de infecção, mesmo após a exposição ao vírus, e está disponível gratuitamente em Manaus (veja os endereços abaixo).
O tratamento deve ser feito, preferencialmente, nas primeiras duas horas após a exposição, e no máximo em até 72 horas. A PEP é feita com o uso de medicamentos durante 28 dias, e a pessoa deve ser acompanhada por uma equipe de saúde, segundo o Ministério da Saúde.
Os remédios, no entanto, não dispensam o uso da camisinha nas relações sexuais — até porque só funcionam para o HIV. Eles não protegem de outras doenças sexualmente transmissíveis, como a sífilis, a gonorreia e as hepatites. E a profilaxia também não é para todos os casos.
De acordo com protocolos de saúde, a PEP é recomendada somente para as relações de alto risco, ou seja, as que envolvem penetração — vaginal ou anal. Sexo oral é de baixo risco, e só é recomenda a utilização do medicamento nesses casos quando a pessoa tem uma ferida ou há ejaculação na boca, quando o risco fica maior.
Mesmo durante o tratamento com a PEP, não dá para dispensar o uso da camisinha. Por conta da chamada “janela imunológica”, o ideal é que a pessoa use o preservativo para prevenir outras infecções.
Saiba onde encontrar o medicamento em Manaus:
- Fundação de Medicina Tropical – Avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, Zona Centro-Oeste;
- Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Alvorada – Avenida Lóris Cordovil, bairro Alvorada, Zona Centro-Oeste;
- SPA Coroado – Avenida Beira Mar, bairro Coroado, Zona Leste;
- Unidade de Pronto Atendimento (UPA) José Rodrigues – Avenida Camapuã, comunidade Nossa Senhora De Fátima, Zona Norte.
FONTE: Por CNN