Início Destaques Sobrevivente conta como escapou de deslizamento em Manaus: ‘Árvore caiu na metade...

Sobrevivente conta como escapou de deslizamento em Manaus: ‘Árvore caiu na metade da minha casa’

A autônoma contou que presenciou muitas vítimas tentando fugir da área antes da tragédia, muitos, assim como ela, perderam os poucos bens materiais que tinham.

0
Deslizamento ocorreu no Jorge Teixeira — Foto: Francisco Bento/Rede Amazônica

Elaine Fiuza, uma das sobreviventes da área onde um barranco deslizou no bairro Jorge Teixeira, em Manaus, e deixou oito mortos, relatou à Rede Amazônica os momentos de desespero que viveu. A autônoma contou que presenciou muitas vítimas tentando fugir da área antes da tragédia, muitos, assim como ela, perderam os poucos bens materiais que tinham. Segundo as autoridades, nove imóveis foram soterrados.

A autônoma teve parte da casa atingida por uma árvore. Quando percebeu o que estava acontecendo, tentou alertar os vizinhos e saiu da residência.

“A árvore caiu na metade da minha casa e não tem condições de pegar mais nada. Ficou celular, documento, tudo para lá, eu perdi tudo. Agora é reconstruir tudo do zero com a ajuda de Deus”, relatou a moradora.

A autônoma informou que ainda presenciou uma vizinha tentando se proteger junto com os filhos, mas não conseguiu ajudá-los.

“Minha vizinha e as crianças não conseguiram correr. Quando ela conseguiu reunir as crianças, a árvore caiu em cima deles. Não teve jeito”, relatou a moradora.

O caso

Os bombeiros encerraram na manhã desta segunda-feira (13) as buscas por vítimas de um deslizamento na Comunidade Santa Inês, na Zona Leste de Manaus. Segundo as autoridades, 8 pessoas morreram – 4 adultos e 4 crianças.

  • Jucicleia Barbosa de Lima, de 31 anos, foi identificada pela mãe, a aposentada Maria das Graças. A filha da vítima também morreu no deslizamento.
  • Heloiza Barbosa, de 7 anos, é filha de Julcicleia. A criança também foi retirada dos escombros e identificada pela avó, Maria das Graças. Mãe e filha serão veladas em uma igreja no bairro Jorge Teixeira, próximo ao local do deslizamento.
  • Cleberson Nunes Barbosa, de 34 anos, foi identificado pela família durante a madrugada.
  • Cableb Mendes Nunes, de 7 anos, foi encontrada morta no local. A vítima é filha de Cleberson. Pai e filha serão velados na Igreja Missionária de Aliança e Milagre, no bairro Jorge Teixeira, também nas proximidades de onde ocorreu a tragédia.

De acordo com a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), quatro vítimas são de origem venezuelana e não foram identificadas oficialmente.

O Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC) informou que vai usar toda a estrutura de identificação disponível e, também, vai solicitar o apoio da Polícia Federal (PF) para identificar as vítimas.

Desabrigados são levados para escola

Moradores que ficaram desabrigados após o deslizamento de terra serão alojados na Escola Municipal Helena Augusta Walcott, localizada na Avenida Itaúba, próximo ao local do deslizamento.

A Prefeitura de Manaus não informou quantas famílias serão abrigadas temporariamente no local.

FONTE: Por G1 AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui