Início Destaques Museu de Auschwitz condena vídeo de partido nacionalista polonês usando imagens do...

Museu de Auschwitz condena vídeo de partido nacionalista polonês usando imagens do local

Objetivo da filmagem seria desencorajar pessoas de comparecerem a um ato da oposição que acontecerá em Varsóvia neste domingo (4)

0
Portão de Auschwitz com a frase 'Arbeit Macht Frei' (O trabalho liberta), perto de Oswiecim, Polônia 19/01/2023Triumph of the Spirit/Yochai Hillel/Handout via REUTERS

Um vídeo do partido nacionalista governista da Polônia Lei e Justiça (PiS) que usa imagens do campo de extermínio alemão nazista de Auschwitz é um insulto para aqueles que perderam suas vidas lá, disse nesta quarta-feira o museu que preserva o local.

O pequeno vídeo, que o partido postou nas redes sociais, tem como objetivo desencorajar as pessoas de comparecerem a um ato da oposição que acontecerá em Varsóvia neste domingo (4).

A resposta se refere a um tuíte do proeminente crítico do governo e ex-editor da Newsweek polonesa, Tomasz Lis, que disse que “uma câmara” será encontrada para o líder do PiS, Jaroslaw Kaczynski, e o presidente aliado do PiS, Andrzej Duda.

Tendo como pano de fundo o notório portão “Arbeit macht frei” (“o trabalho liberta”) e uma imagem do tuíte de Lis, o vídeo pergunta: “Você realmente quer marchar sob este slogan?”.

Desde então, Lis se desculpou pelo tuíte, mas disse que suas palavras foram mal interpretadas e que ele pretendia escrever “uma cela”.

O Museu e Memorial Auschwitz-Birkenau, que preserva o campo de extermínio de Auschwitz montado em solo polonês pela Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial, condenou a publicação.

“A instrumentalização da tragédia de pessoas que sofreram e morreram no campo nazista alemão de Auschwitz em ambos os lados da disputa política é um insulto à memória das vítimas”, disse o museu no Twitter.

“É uma manifestação triste, dolorosa e inaceitável da corrupção moral e intelectual do debate público.”

Um porta-voz do governo não pôde ser imediatamente contatado para comentar.

FONTE: Por G1 AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui