Após reclamações de usuários, o vale-transporte voltou a aceitar mais de uma passagem no mesmo ônibus em Manaus. O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) divulgou a decisão nesta quarta-feira (5).
O vale-transporte é aquele cartão adquirido pelas empresas e cedido aos trabalhadores. A cada mês, essas empresas compram uma quantidade de créditos para os usuários, que podem usar para ir e voltar do trabalho.
Na prática, o trabalhador usa o vale-transporte de acordo com as necessidades pessoais, inclusive pagando a passagem de outras pessoas com o cartão.
Só que na sexta-feira passada, 30 de junho, o cartão de vale-transporte passou a limitar uma passagem por ônibus, por hora. A restrição, feita pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetram), pegou os usuários de surpresa.
Nesta quarta, o IMMU determinou que o Sinetram suspenda a restrição. De acordo com o instituto, a medida é temporária.
“A medida restritiva, implementada com o intuito de aumentar a segurança e a eficiência do sistema de transporte público, será temporariamente suspensa para avaliação dos mecanismos, a fim de encontrar uma melhor forma de controle para o uso devido do vale-transporte”, destacou o IMMU, em nota, nesta quarta.
FONTE: Por G1 AM