Início Amazonas AM teve 379 casos suspeitos de sarampo nos últimos quatro anos, aponta...

AM teve 379 casos suspeitos de sarampo nos últimos quatro anos, aponta FVS

Dado, divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) nesta terça-feira (8), representa redução de 96,9% em relação ao ano de 2018, quando houve a notificação de 12.454 casos.

0
O vírus do sarampo infecta células de memória, que são destruídas pelo próprio sistema de defesa. — Foto: KATERYNA KON/SCIENCE PHOTO LIBRARY/BBC

O Amazonas registrou 379 casos suspeitos de sarampo entre os anos de 2019 a 2022. O dado, divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) nesta terça-feira (8), representa redução de 96,9% em relação ao ano de 2018, quando houve a notificação de 12.454 casos.

Entre os anos de 2019 e 2022, a maioria da notificação dos casos suspeitos foi em crianças menores de 10 anos de idade, com 76,7% dos casos. Crianças com menos de um ano de idade representaram 39,3% das notificações.

Desses, 51% não estavam vacinadas contra a doença. Entre os sintomas apresentados pelos suspeitos de sarampo, estão: febre, manchas vermelhas pelo corpo, tosse, coriza e conjuntivite.

A diretora-presidente da FVS, Tatyana Amorim, destacou o papel da vigilância epidemiológica da doença.

“O monitoramento realizado pela FVS-RCP busca alertar para a importância de manter o esquema vacinal contra sarampo atualizado, principalmente em crianças. Essa é a principal medida preventiva contra essa doença”, ressaltou a diretora.

Pelo Calendário Nacional de Vacinação, a vacina deve ser aplicada nos bebês ao completarem 1 ano de idade e reforço entre 4 e 6 anos de idade. Também se recomenda a aplicação de uma dose entre os 30 e 50 anos de idade, em pessoas não vacinadas na infância ou juventude.

Sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa. O quadro sintomático da doença pode ser grave, com complicações infecciosas, e evoluir para óbito, particularmente em crianças desnutridas e em menores de um ano de idade. É considerada uma das principais causas de morte evitáveis entre crianças.

FONTE: Por G1 AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui