Em março de 2022, um grupo de meninas da Irlanda participou de um evento de ginástica na cidade de Dublin. Depois das atividades, as crianças receberam medalhas.
Um vídeo gravado na época começou a circular em redes sociais recentemente. As imagens mostram que as meninas formaram uma fila para receber as medalhas de uma dirigente. A dirigente não entrega medalha para a única menina negra na fila. Todas as outras recebem.
Nesta segunda-feira (25), a federação de ginástica da Irlanda pediu desculpas pelo incidente.
A entidade publicou uma nota na qual afirma que pede desculpas para a atleta e a família dela. “O que aconteceu naquele dia não deveria ter ocorrida, e por isso nós sentimos muito”. O órgão de atletismo também diz que condena qualquer tipo de racismo.
Desculpas públicas
Na semana passada, a federação de ginástica afirmou que recebeu uma reclamação dos pais de uma das atletas, que reclamava de racismo. O órgão respondeu que tinha errado, mas que a ginasta negra recebeu uma medalha antes de deixar a quadra onde ocorreu a cerimônia e que a dirigente enviou uma carta para a família da garota.
No sábado, a mãe da ginasta negra afirmou a um site irlandês que não houve nenhum tipo de demonstração pública de arrependimento.
Ela também pediu para que o vídeo não seja exibido.
FONTE: Por G1