O presidente da Confederação Israelita do Brasil (Conib), Claudio Lottenberg, comemorou o acordo para a liberação de 50 reféns israelenses que estão nas mãos do Hamas em troca de uma pausa no conflito e da libertação de prisioneiros.
Ele acredita que pode ser o primeiro passo para a devolução de todos os 240 reféns e para um cessar-fogo definitivo na guerra entre Israel e o Hamas.
“A questão dos reféns é o ponto central. Espero que seja o princípio para um acordo mais amplo com a devolução de todos os reféns e um cessar-fogo definitivo”, disse Lottenberg à CNN. “E Israel está aceitando uma troca desproporcional: cada refém por dois prisioneiros”, reforçou.
Questionado se um cessar-fogo definitivo após a devolução dos reféns não poderia levar a um fortalecimento do Hamas no futuro, Lottenberg respondeu que o risco existe.
“Esse risco existe, mas Israel precisa de um plano para a devolução de Gaza para uma liderança palestina que não seja o Hamas. O fortalecimento de organizações terroristas como o Hamas são um problema global e não apenas de Israel”, afirmou.
FONTE: Por CNN