Início Manaus MP diz que Prefeitura de Manaus não cumpriu acordo que previa entrega...

MP diz que Prefeitura de Manaus não cumpriu acordo que previa entrega de 125 ônibus até junho deste ano

Acordo firmado entre o MP, IMMU e as empresas que operam no transporte coletivo da capital, assinado em agosto de 2022, previa a entrega de 125 ônibus até o dia 30 de junho de 2023. No entanto, apenas 28 foram entregues até a data firmada.

0
Até novembro, Manaus recebeu apenas 117 ônibus novos. — Foto: IMMU

O Ministério Público do Amazonas acionou a justiça contra a Prefeitura de Manaus por não cumprir um acordo que previa a entrega de 125 ônibus durante o primeiro semestre deste ano. O documento foi protocolado na semana passada, pela promotora Sheyla dos Santos.

O acordo firmado entre o MP, o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e as empresas que operam no transporte coletivo da capital, assinado em agosto de 2022, previa que, entre os anos de 2022, 2023 e 2024, a prefeitura deveria entregar 375 novos coletivos, sendo:

  • 2022: 126 ônibus entregues;
  • 2023: 125 ônibus entregues até o dia 30 de junho (No entanto, apenas 28 foram entregues até a data, segundo o MP e o IMMU);
  • 2024: 124 ônibus entregues até 20 de junho de 2024.
Manaus ganha 15 novos ônibus com ar-condicionado para transporte público. — Foto: Divulgação/IMMU
Manaus ganha 15 novos ônibus com ar-condicionado para transporte público. — Foto: Divulgação/IMMU

No entanto, em relação ao ano de 2023, o acordo previa que as unidades deveriam ser entregues até o primeiro semestre deste ano. Mas, de acordo com o MP e o próprio IMMU foram entregues, na data, apenas 28 ônibus, faltando 97.

Em agosto deste ano, o IMMU reconheceu que não cumpriu o acordo e disse que o problema foi ocasionado pela falta de peças e atrasos na produção das montadoras:

“No ano de 2023, foram recebidos 28 veículos até a data de 30 de junho, restando um total de 97 veículos para compra/entrega, fator este negativo que se deve basicamente às dificuldades das montadoras em atender à demanda de veículos novos no país, em consequência da pandemia, falta de peças e atrasos na produção”, disse o órgão.

Já no dia 16 de novembro, o diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, disse que durante todo o ano foram entregues 117 ônibus e que a prefeitura receberá mais dois. No entanto, os 119 ainda não suprem o total de coletivos acordado entre o MP, o órgão e as empresas para o primeiro semestre do ano.

“Este ano, nós estamos totalizando 117 veículos entregues, e nós temos mais dois novos ônibus que estão em trânsito. Mas todos esses ônibus são adaptados, todos já têm todo aquele sistema de controle que a prefeitura está implementando na frota da cidade, então são ônibus Euro 6, com nova tecnologia, com o motor menos poluente, e câmeras de segurança. Aquilo que tem de mais tecnológico para o mercado, temos hoje”, afirmou na época.

MP quer que prefeitura responda porquê não entregou os ônibus.  — Foto: IMMU
MP quer que prefeitura responda porquê não entregou os ônibus. — Foto: IMMU

O MP, no entanto, quer que a prefeitura apresente à justiça provas de que cumpriu sua parte na negociação:

“Assim, o Ministério Público solicitou ao IMMU que comprove nos autos pelo menos a compra dos 97 veículos referente ao quantitativo do ano de 2023, tendo em vista que já estamos no final do ano de 2023, o que denota o possível descumprimento da obrigação do acordo”, pediu a promotora.

FONTE: Por G1 AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui