Início Brasil Empresa que administra Bondinho, no Rio, quer barrar fotos do local; entenda

Empresa que administra Bondinho, no Rio, quer barrar fotos do local; entenda

Uma associação recebeu notificação após publicar imagem do cartão-postal; prefeito da cidade se manifestou

0
Bondinho do Pão de Açúcar, um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro Foto: Tomaz Silva - 28.fev.2015/ ABR

O Bondinho do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, é um ponto turístico conhecido mundialmente, principalmente por conta de sua beleza natural. É de se esperar que sejam realizados diversos registros do local, por turistas e por outros admiradores. Entretanto, uma associação foi notificada após postar uma imagem do cartão-postal.

O Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio), uma organização fundada por professores de diversas instituições acadêmicas, alegou ter recebido uma notificação da empresa que opera o Bondinho do Pão de Açúcar por uso indevido de uma foto retirada de um banco gratuito de imagens em que aparece o ponto turístico da capital fluminense com o respectivo bondinho.

O cientista chefe do ITS, Ronaldo Lemos, disse em sua conta do X, o antigo Twitter, que os “advogados do bondinho” não gostaram da publicação realizada por eles. “Recebemos uma notificação chamando nossa foto de ‘parasitária’, ‘enriquecimento sem causa’, ‘concorrência desleal’ e ‘emboscada’. Foi exigido que o Instituto removesse a foto imediatamente e que assinassem um Termo de Compromisso”, escreveu Lemos.

Ele ainda detalha o que havia escrito no termo e divide que a associação estava proibida de fazer “qualquer uso, presente e futuro, de imagens ou quaisquer representações do Parque Bondinho Pão de Açúcar”; “O @ITSriodejaneiro tem o Rio de Janeiro no nosso próprio NOME! Teríamos de passar o resto da vida evitando imagens do Pão de Açúcar”, complementa na legenda.

Ronaldo também compartilha que a medida vai totalmente contra ao que diz na Lei de Direitos Autorais, que permite expressamente usos de imagens de logradouros públicos. “O artigo 48 diz: “as obras situadas permanentemente em logradouros públicos podem ser representadas livremente por fotografias….”. “O Pão de Açúcar e o bondinho estão situados permanentemente em logradouro público. Logo, pode ser representando livremente”, também escreve no X.

Ao saber da história, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, se manifestou em suas redes sociais: “Que absurdo. Vou começar a cobrar royalties desses caras também. Eu hein. Vou ver isso já @lemos_ronaldo”.

O professor compartilhou a foto que foi utilizada e que gerou a notificação.

A CNN entrou em contato com o Parque Bondinho Pão de Açúcar, mas até a publicação dessa matéria, não teve retorno.

FONTE: Por CNN

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui