Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra um médico dando socos em uma paciente que passava por cirurgia. É #FATO.
O caso é antigo, aconteceu em 12 de dezembro de 2019 em Wuhan, capital da província de Hubei, na China, mas a filmagem viralizou nesta semana após ser postada por uma médica em uma rede social. Veja vídeo acima.
A paciente, uma mulher que tinha 82 anos na época, passava por uma cirurgia de catarata com anestesia local quando apresentou desconforto e tentou tocar a região dos olhos, segundo o relatado pelo hospital. É comum que o paciente fique acordado durante procedimentos com anestesia local.
Nas imagens, é possível ver o médico dando ao menos três socos. Logo depois, uma outra pessoa com roupa hospitalar surge e parece segurar as mãos da paciente por baixo de um pano, e a cirurgia prossegue.
Ainda de acordo com o hospital, “dada a cirurgia em andamento e a necessidade de evitar riscos potenciais, o médico usou urgentemente a mão para bater rapidamente e lembrar o paciente, sem intenção de prejudicá-la.”
Segundo a Reuters, o hospital disse que o médico e a paciente “resolveram o mal-entendido em termos amigáveis após o procedimento.”
Segundo a BBC, que citou a mídia local, o filho da paciente disse que o hospital pediu desculpas e pagou indenização 500 yuans — algo em torno de 70 dólares, ou R$ 330. O filho também disse que sua mãe agora está cega do olho esquerdo, embora não esteja claro se isso tem relação com o ocorrido na cirurgia.
FONTE: Por G1