O ex-presidente dos EUA Donald Trump disse, nesta segunda-feira (8), que o direito ao aborto deve ser uma decisão no âmbito estadual – opinando sobre uma das questões mais delicadas e controversas da política americana.
“Minha opinião é que agora temos o aborto onde todos o queriam do ponto de vista legal, os estados determinarão por voto ou legislação, ou talvez ambos. E o que quer que eles decidam deve ser a lei do país. Neste caso, a lei do estado”, disse Trump em um vídeo publicado na sua rede social Truth Social.
“Muitos estados serão diferentes [entre si]”, continuou Trump.
“Muitos terão um número de semanas diferente, ou uns serão mais conservadores que outros, e assim serão. No final das contas, tudo se resume à vontade do povo”, concluiu.
Trump acrescentou que foi “orgulhosamente o responsável” pela anulação do caso Roe v. Wade, tendo nomeado três juízes conservadores para o Supremo Tribunal dos EUA.
O ex-presidente não especificou qual o limite de semanas de gestação apoiaria para a proibição do aborto, mas reiterou o seu apoio a exceções em caso de incesto, estupro e quando a vida da mãe estiver em perigo.
FONTE: Por CNN