A Microsoft investirá US$ 3 bilhões para expandir sua capacidade de nuvem e inteligência artificial na Índia, disse o presidente-executivo Satya Nadella nesta terça-feira, dobrando a aposta em um país com experiência em tecnologia e baixos custos.
O investimento de dois anos, o maior já realizado no país, também será usado para aprimorar as habilidades dos indianos em IA, disse um porta-voz da Microsoft, esclarecendo que esse gasto vai além do plano recentemente anunciado pela empresa de investir US$ 80 bilhões em data centers habilitados para IA no ano fiscal de 2025.
A Índia é um mercado importante para as empresas de tecnologia dos Estados Unidos, com executivos que vão desde o chefe da Nvidia, Jensen Huang, até a presidente-executivo da Advanced Micro Devices, Lisa Su, visitando o país nos últimos meses e prometendo grandes investimentos.
A Microsoft, que tem mais de 20 mil funcionários em 10 cidades indianas, tem como objetivo ajudar a comunidade tecnológica local a se desenvolver e aproveitar sua base de talentos, disse Nadella em uma conferência na cidade de Bengaluru, no sul da Índia.
Ele observou a contribuição da comunidade para a Microsoft, especificamente para seu envolvimento em projetos de IA no GitHub Copilot, a ferramenta generativa da empresa baseada em IA para desenvolvedores.
“A Índia é a segunda maior (comunidade de desenvolvedores no GitHub) depois dos Estados Unidos. De fato, a projeção é de que seja a maior em 2028.”
“Também temos contribuições de projetos de IA da Índia que ficam atrás apenas dos Estados Unidos.”
A Microsoft, assim como seus pares de tecnologia, está sob pressão para mostrar que os bilhões de dólares que investiu em tecnologia de IA começarão a gerar lucros.
O GitHub, no entanto, é uma de suas poucas apostas em IA que têm gerado retornos.
A Microsoft planeja treinar 10 milhões de pessoas em IA na Índia até 2030, disse Nadella. A empresa capacitou 2,4 milhões de pessoas no ano passado.
FONTE: Por CNN