Mesmo com o encerramento dos atendimentos do mutirão da “Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se!” por volta das 17h de quarta-feira (15), dezenas de pessoas passaram a noite na fila do Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus, na expectativa de conseguir atendimento nesta quinta-feira (16).
A movimentação foi marcada por barracas improvisadas e pedaços de papelão no chão para tentar garantir conforto, além de relatos de frustração após os primeiros dias do mutirão terem registrado longas filas e tumultos na entrada.
Durante a noite, participantes disseram ter sido informados de que nesta quinta-feira seriam atendidas apenas as pessoas que iniciaram o processo na quarta-feira, mas não conseguiram finalizá-lo. Um comunicado impresso foi fixado nas grades do local, o que gerou revolta em quem já esperava há horas na fila
O pintor Moacir Sales, por exemplo, chegou com a esposa e o filho ainda na tarde de quarta-feira, mas não conseguiu atendimento. A família aguarda e deve enfrentar a madrugada em uma barraca de comidas montada do lado de fora do centro de convenções.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/V/R/O7z0NNRvWQuXz7AJVeSw/fila-noite-mutirao-documento-manaus-2-.jpg)
A movimentação se intensificou nas primeiras horas da manhã desta quinta. Nem mesmo a chuva que caiu sob a capital amazonense impediu com que a população desistisse de tentar emitir documentos básicos.
Sob um guarda-chuva, a dona de casa Karla Silva estava na fila guardando um lugar para o noivo, que estava a caminho do mutirão após sair do trabalho. Ela afirma que o companheiro tenta emitir a nova Carteira de Identificação Nacional há meses, mas enfrenta dificuldades por conta do sistema.
“Estou na fila esperando ele chegar porque ele vem de rota. Desde o ano passado eu tento entrar no sistema, mas dá erro, o site não abre para a gente agendar. O jeito foi encarar a chuva e a fila”, afirmou.
Transtornos nos primeiros dias
Na terça-feira (14), segundo dia do mutirão, um atraso no início dos atendimentos provocou grande fila e confusão na entrada do local. A Polícia Militar foi acionada para conter o tumulto e ajudar na organização.
De acordo com o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), responsável pela ação, a falha foi causada por furto de cabos de internet, o que comprometeu o sistema de atendimento pela manhã. A situação foi normalizada antes do meio-dia.
No mesmo dia, uma mãe relatou à Rede Amazônica que chegou às 20h da noite anterior com os dois filhos para tentar atendimento. “Hoje foi minha primeira vez. Eu vim lá de perto da barreira e busco conseguir uma identidade para mim e meu filho”, contou.
Serviços
O mutirão “Registre-se!” oferece gratuitamente a emissão de documentos básicos, como:
- Carteira Nacional de Identificação (CNI);
- CPF;
- Título de Eleitor;
- Primeiras e segundas vias de Certidões de Nascimento;
- Orientações para retificação de documentos;
- Documentos ligados à saúde e ao trabalho.
A ação reúne cerca de 15 instituições e tem atendimentos programados até esta sexta-feira (17), das 8h às 17h, no Centro de Convenções Vasco Vasques.
FONTE: Por G1 AM