Início Brasil Ministério da Agricultura apura mortes de equinos após consumo de ração

Ministério da Agricultura apura mortes de equinos após consumo de ração

Já são 222 mortes registradas, incluindo zebras, cavalos, jumentos e burros

0
Imagem ilustrativa de cavalos • 23/07/2017REUTERS/David W Cerny

O Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) investiga a morte de equinos — incluindo cavalos, zebras, jumentos e burros — que teriam ingerido rações produzidas pela empresa Nutratta Nutrição Animal Ltda. A denúncia foi feita no dia 26 de maio por meio da Ouvidoria.

A partir disso, a Fiscalização Federal Agropecuária iniciou apurações e identificou casos de adoecimento e morte dos animais. Até o momento, foram contabilizadas 222 mortes nos estados de São Paulo (83), Rio de Janeiro (69), Alagoas (65), Goiás (4) e Minas Gerais (1).

O ministério também analisa novas informações sobre óbitos em outras localidades: 40 no sudoeste da Bahia, 70 em Goiânia (GO), 34 em Jarinu (SP), 10 em Santo Antônio do Pinhal (SP), 18 em Uberlândia (MG), 8 em Guaranésia (MG), 8 em Jequeri (MG) e 7 em Mariana (MG).

O trabalho de fiscalização, no entanto, enfrenta dificuldades devido à natureza dos sintomas apresentados pelos animais, que podem surgir tardiamente, mesmo após a interrupção do uso da ração.

Segundo o Mapa, a evolução clínica dos equinos — marcada por insuficiência hepática seguida de piora repentina — torna mais complexa a estimativa do número total de óbitos.

Durante as inspeções, foram identificadas irregularidades que levaram à suspensão cautelar da fabricação de todas as rações da empresa. A Nutratta entrou com um pedido de mandado de segurança contra a medida, mas o Mapa afirma que os esclarecimentos já foram prestados ao Poder Judiciário. A decisão judicial ainda é aguardada.

Enquanto isso, o ministério determinou a proibição da comercialização de qualquer produto da empresa.

CNN tenta contato com a empresa Nutratta Nutrição Animal Ltda e o espaço segue aberto para manifestação.

FONTE: Por CNN

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui