A campanha para a prevenção e alerta ao câncer de mama e suas respectivas atividades do movimento mundial Outubro Rosa 2021, deram início na noite de quarta-feira (06), em Autazes.
A abertura oficial ocorreu em diversos pontos da município, que ganharam a iluminação rosa, que neste ano tem por tema, “Quanto antes melhor! Três perguntas que salvam!”.
O objetivo da campanha é alertar as mulheres, a partir dos 50 anos, a realizarem o exame da mamografia, que pode ser feito uma vez ao ano, a campanha também alerta para os cuidados em manter a prática de hábitos saudáveis, na alimentação e atividades físicas.
Neste mês de outubro, muitas campanhas mostram histórias de mulheres que enfrentaram e venceram o câncer.
No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o que mais causa mortes entre as mulheres. Em 2019, foram estimados 59.700 casos novos, o que representa uma taxa de incidência de 51,29 casos por 100 mil mulheres.
A única região do país em que o câncer de mama não é o mais comum entre as mulheres é a Norte, onde o de colo de útero ocupa a primeira posição, que de acodo com o levantamento de indíces em 2020.
O estado do Amazonas deve registrar 5.410 novos casos de câncer, segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
O índice é o segundo maior da região Norte, perdendo apenas para o Pará, que corresponde a 7.590 casos.
Com uma taxa de 13,68 óbitos/100 mil mulheres em 2015, a mortalidade por câncer de mama (ajustada pela população mundial) apresenta uma curva ascendente e representa a primeira causa de morte por câncer nas mulheres brasileiras.
A abertura da campanha de conscientização contra o câncer de mama, contou com a parceria da Prefeitura de Autazes, que reforçou a importância do auto-exame e os cuidados quanto a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.
Tudo, com o objetivo de trazer conhecimento sobre o câncer de mama para a população.
FONTE: Por ASCOM, informações de dados femama e acrítica.com