Deputado Tony Medeiros (PSD) busca aprovação do projeto “Universidade Rural” para levar ensino superior ao interior do estado.
Uma estrutura tecnológica da Secretaria de Educação do Amazonas (Seduc), que leva aulas para 3,5 mil comunidades rurais do estado, deve ser usada também para cursos de nível superior. A proposta do deputado estadual Tony Medeiros (PSD) tramita na Assembleia Legislativa do estado e ainda não foi aprovada.
A entrevista com o deputado faz parte do projeto Amazônia Que Eu Quero, da Fundação Rede Amazônica (FRAM). Os outros 23 deputados estaduais também serão convidados a participar da série de entrevistas.
A ideia é iniciar um debate sobre o dia a dia da população que vive na região, conscientizando as pessoas em relação ao voto e incentivando a exigirem seus direitos junto aos governantes.
O deputado informou que propôs o projeto “Universidade Rural”, que deve utilizar a mesma estrutura do estado que atualmente oferece ensino médio por meio de tecnologia, para que os moradores das comunidades possam ter acesso a cursos de nível superior.
“O que é a “Universidade Rural”? É o aproveitamento dessa estrutura já existente que o nosso caboclo chama de tecnológico. Através dessa mesma estrutura, poder oferecer curso superior para essas comunidades rurais”, disse o deputado.
Ainda segundo Medeiros, uma articulação com o governo do estado já foi iniciada para a instalação da “Universidade Rural” no estado.
“Essa estrutura vai ser usada tanto para a graduação, quanto para pós graduação, para aqueles que moram em comunidades mais distantes. Já está viabilizado e, dessa forma, teremos a possibilidade da implementação da ‘Universidade Rural'”, finalizou o deputado.
FONTE: Por G1 AM