Público apto deve ter tomado a segunda dose ou dose única da vacina há, pelo menos, cinco meses.
O Amazonas aplicará a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 em pessoas de 18 anos ou mais, no sábado (20), de 8h às 16h. O público apto deve ter tomado a segunda dose ou dose única da vacina há, pelo menos, cinco meses.
A liberação da dose extra para essa nova faixa etária vai ocorrer durante a campanha nacional “Mega Vacinação”, que será realizada pelo Ministério da Saúde em outros cinco estados.
Em Manaus, as equipes de saúde estarão atendendo a população na Arena da Amazônia para a ação, para pedestres e drive-thru. Também serão disponibilizadas a primeira e segunda doses.
Os demais postos continuarão vacinando em shoppings, nas unidades de saúde e nos pontos estratégicos da capital.
Por conta da ação, o posto de vacinação do Sambódromo não será aberto no sábado e a vacinação ficará concentrada no podium da Arena.
O acesso de veículos ao podium da Arena será pelas ruas Loris Cordovil e Jornalista Flaviano Limongi. A entrada de pedestres será pelo portão que fica na rua entre a Arena da Amazônia e o Centro de Convenções Vasco Vasques.
Segundo a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), a “Mega Vacinação” contra a Covid-19 vai acontecer simultaneamente nas 62 cidades do Amazonas.
Critérios para receber a vacina
Podem receber a primeira dose os que têm 12 anos ou mais, que ainda não iniciaram o esquema vacinal.
Os que podem receber a segunda dose são aqueles que atingiram ou ultrapassaram os intervalos entre doses recomendados atualmente: 21 dias para a Pfizer, 28 dias para a CoronaVac e 56 dias para a AstraZeneca.
Os aptos a receber a dose de reforço são os imunossuprimidos que completaram o esquema vacinal há 28 dias e as pessoas acima de 18 anos que receberam a segunda dose há, no mínimo, cinco meses.
FONTE: Por G1 AM