Início Amazonas Curso gratuito sobre desenvolvimento regional tem inscrição aberta para gestores de 32...

Curso gratuito sobre desenvolvimento regional tem inscrição aberta para gestores de 32 municípios do AM

0
Novo Aripuanã, no interior do Amazonas — Foto: Divulgação/Ipaam

Curso será realizado pela internet.

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), a Superintendência Desenvolvimento Amazônia (Sudam) e Sebrae Rondônia promovem, no período de 12 a 16 de abril, o “GovernAmacro”, curso on-line gratuito voltado aos gestores dos municípios que integram o projeto da Zona de Desenvolvimento Sustentável dos Estados do Amazonas, Acre e Rondônia (Amacro), que tem lançamento previsto para os dias 19 e 23 de abril.

De acordo com a Suframa, a proposta é estimular o desenvolvimento regional e gerar impactos positivos nas gestões municipais.

O curso está dividido em cinco módulos: políticas públicas; planejamento estratégico e escritório de projetos; probidade administrativa e atividades correicionais; orçamento público e lei de responsabilidade fiscal; e sustentabilidade ambiental.

O evento será finalizado, no dia 16, com um Talk Show intitulado “Amacro e o Desenvolvimento Regional”, envolvendo as três instituições e o Banco da Amazônia.

“Nossa intenção com o curso é apresentar os modelos de desenvolvimento regional e todos os instrumentos que orbitam na área de atuação da Suframa e da Sudam, bem como ferramentas disponíveis para que os gestores possam desenvolver o melhor trabalho possível, espraiando o desenvolvimento”, explicou o superintendente da Suframa, Algacir Polsin.

Para participar do curso, os gestores devem efetivar inscrição pelo link loja.ro.sebrae.com.br. Todo o conteúdo será transmitido on-line, pela plataforma Vimeo.

Amacro

Amacro é a área que abrange, inicialmente, 32 municípios localizados no sul do Amazonas, leste do Acre e noroeste de Rondônia, cuja área total é de 454.220 quilômetros quadrados e população estimada em 2020 de aproximadamente 1,7 milhão de pessoas.

O projeto Amacro abrange inicialmente 32 municípios localizados no sul do Amazonas, leste do Acre e noroeste de Rondônia, cuja área total é de 454.220 quilômetros quadrados e população estimada em 2020 de aproximadamente 1,7 milhão de pessoas.

Lançamento

O GovernAmacro integra a programação prévia do lançamento oficial da Amacro, que ocorrerá nos dias 19 e 23 de abril, em evento híbrido, com a participação do Conselho Nacional da Amazônia Legal, dos governadores dos três Estados abrangidos pelo projeto – Amazonas, Acre e Rondônia, do Banco da Amazônia, da Embrapa, além dos parceiros integrantes do comitê gestor, composto por diversas secretarias estaduais. Na ocasião, será apresentado o Documento Referencial do projeto, que irá balizar todas as ações da Amacro.

Os municípios que integram a Amacro são: Apuí, Boca do Acre, Canutama, Humaitá, Lábrea, Manicoré e Novo Aripuanã, do estado do Amazonas; Acrelândia, Assis Brasil, Brasiléia, Bujari, Capixaba, Epitaciolândia, Manoel Urbano, Plácido de Castro, Porto Acre, Rio Branco, Senador Guiomard, Sena Madureira e Xapuri, do estado do Acre; Alto Paraíso, Ariquemes, Buritis, Campo Novo de Rondônia, Candeias do Jamari, Cujubim, Itapuã do Oeste, Machadinho D’Oeste, Monte Negro, Nova Mamoré, Porto Velho e Rio Crespo, do estado de Rondônia.

FONTE: G1 AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui