Nesta terça (4), estão sendo cumpridos oito mandados de busca e apreensão nas residências dos envolvidos no esquema.
Uma organização criminosa que montou um esquema de corrupção para venda ilegal de títulos de terra, em Manaus, é alvo de operação da Polícia Civil, deflagrada nesta terça-feira (4). Com apoio da Polícia Militar, estão sendo cumpridos oito mandados de busca e apreensão nas residências dos envolvidos no esquema.
Esta é a terceira fase da operação, que vem acontecendo desde agosto do ano passado. As investigações da Delegacia Especializada em Combate à Corrupção vêm acontecendo há um ano e apura o esquema criminoso a partir do ano de 2018.
Um dos líderes do grupo criminoso foi afastado do cargo que ocupava a partir de medida cautelar solicitada à Justiça do Amazonas.
Segundo o delegado Guilherme Torres, titular da Deccor, a polícia tomou conhecimento de que uma organização criminosa havia montando, dentro da Secretaria Estadual de Terras, uma espécie de “escritório de negócios”, que vendia títulos por valores que variavam entre R$ 100 mil e R$ 200 mil. Além disso, eles providenciavam a emissão de diversos títulos em nome de familiares e amigos
Um dos suspeitos, ex-funcionário da Secretaria, andava com crachá (ainda se passando por funcionário público) e cobrava valores para agilizar processos de regularização de terras. O esquema envolve funcionários e ex-funcionários.
De acordo com a Deccor, após a investigação foram deflagradas três fases de cumprimentos de mandados de busca e apreensão. Os suspeitos praticaram crimes como falsificação de documentos públicos, estelionato e corrupção passiva.
FONTE: G1 AM