O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi a Santos, na manhã desta terça-feira (3), para participar do velório de Pelé e prestar uma última homenagem ao Rei do Futebol.
Lula decolou de Brasília por volta das 7h da manhã em sua primeira agenda oficial fora da capital federal desde que foi empossado no último domingo (1º).
Na comitiva de Lula, estavam presentes nomes como a primeira-dama Rosângela Silva, a Janja, o fotógrafo oficial de Lula, Ricardo Stuckert e o recém-empossado ministro de Portos e Aeroportos Márcio França (PSB), que é nascido em Santos e já foi vereador e prefeito de São Vicente, na Baixada Santista.
Eles pousaram no aeroporto de Congonhas, onde pegaram um helicóptero até Santos. Por volta das 9h da manhã, o comboio presidencial chegou ao estádio da Vila Belmiro depois do helicóptero pousar no estádio da Portuguesa Santista, Ulrico Mursa.
Pouco após chegar, Lula entrou no gramado da Vila Belmiro ao lado de Janja e caminhou até a estrutura montada no centro do campo para o velório.
Ao lado do caixão, ele abraçou pessoas próximas do Rei do Futebol e familiares, como o filho de Pelé, Edinho, e a viúva Márcia Aoki.
Lula acompanhou um momento de oração, que foi proferida por dois padres da cidade – Xavier, da paróquia Nossa Senhora do Carmo, e Toninho, da paróquia São Judas.
Ao final da homenagem, o presidente e a primeira-dama deixaram a Vila Belmiro por volta das 09h30 – cerca de meia hora antes do final do velório, que acontecia desde a manhã de segunda (2) e recebeu mais de 230 mil pessoas.
Após o velório, o corpo foi levado em cortejo pelas ruas de Santos até o Memorial Necrópole Ecumênica, onde está previsto o enterro por volta das 14h em cerimônia fechada à família.
“Foi o melhor em tudo”
Enquanto esteve na Vila Belmiro, Lula deu um depoimento à Santos TV relembrando o Rei do Futebol.
Corintiano, ele relembrou como o Rei “tinha uma obsessão de derrotar o Corinthians”, mas que ele assistia aos jogos mesmo assim porque Pelé era alguém “que dá espetáculo, é brilhante”.
Cristão, ele disse que acredita que Pelé “foi fazer um passeio num lugar que é melhor do que a Terra onde a gente vive”. “Espero que lá ele volte a jogar bola e espero que jogue no Corinthians”, afirmou Lula.
“A coisa mais fantástica é que o Pelé nunca ficou mascarado, nunca ficou de nariz empinado. O Pelé sempre foi um cidadão humilde, sempre conversou de igual pra igual com todo mundo. Nos maiores momentos de glória dele, quando se encontrava com a rainha da Inglaterra ou quando ganhava um prêmio, o Pelé era o mesmo que se encontrava com um monte de criança para conversar”, acrescentou o presidente.
Lula também disse que Pelé é incomparável a qualquer outro jogador de futebol, porque “ele foi melhor em tudo”. “Não tem ninguém comparável a ele se tratando de jogador de futebol, de ser humano e de comportamento fino e educado”, completou.
Ele disse que espera que as escolas mostrem às crianças quem foi Pelé porque “vai ensinar um pouco de caráter, de humildade, de dignidade e ensinar as pessoas a serem mais humanistas”.
“Portanto eu fico triste, lamento profundamente. […] Acho que todos nós devemos um pouco ao Pelé, e o Brasil deve muito”, concluiu.
FONTE: Por CNN