A cidade de Manaus terá nove salas de vacinação neste sábado (6), destinadas para grupos que desejam atualizar o cartão vacinal contra várias doenças imunológicas.
Para receber a vacina, o cidadão deve apresentar um documento oficial de identificação, CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS), além do cartão de vacinação. Confira os locais:
Zona Norte
- Clínica da Família Carmen Nicolau – Rua Santa Tereza D’Ávila, Lago Azul
- USF Áugias Gadelha – Rua 15, Cidade Nova 1
- USF Major PM Sálvio Belota, – Rua Samambaia, Santa Etelvina
Zona Sul
- USF Doutor José Rayol dos Santos – Avenida Constantino Nery, Flores
Zona Leste
- USF Alfredo Campos – Alameda Cosme Ferreira, Zumbi
- USF Amazonas Palhano – Rua Antônio Matias, São José Operário
- USF Leonor Brilhante – Avenida Autaz Mirim, Tancredo Neves
Zona Oeste
- USF Deodato de Miranda Leão – Avenida Presidente Dutra, Glória;
- USF Leonor de Freitas – Avenida Brasil, Compensa 1
Grupos prioritários
São 17 grupos prioritários para a vacinação contra a influenza: Crianças de 6 meses a 5 anos de idade; idosos a partir de 60 anos de idade; indígenas; trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas; e professores das redes pública e privada.
Podem ainda se vacinar pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência; Forças Armadas; forças de segurança e salvamento; trabalhadores do transporte coletivo; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; caminhoneiros; pessoas privadas de liberdade; e adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.
Dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), indicam a baixa adesão de alguns grupos prioritários, como gestantes, indígenas, crianças de 6 meses a 5 anos e idosos de 60 anos ou mais.
“É importante que esses públicos busquem a vacina até o dia 31 de maio, quando se encerra a campanha, para assegurar maior proteção e evitar uma possível hospitalização ou até um óbito”, alerta a secretária Shádia Fraxe.
Vacinas bivalentes
A vacina bivalente já está disponível para todas as pessoas com 18 anos ou mais, desde que tenham completado o esquema vacinal ou recebido qualquer dose de reforço há quatro meses.
Mais informações podem ser obtidas neste site.
FONTE: Por G1 AM