Mais de 400 escolas da rede municipal de ensino deram início às aulas semipresenciais nesta segunda-feira (31).
As aulas em 402 escolas municipais de Manaus foram retomadas de forma híbrida, que inclui atividades remotas e presenciais, nesta segunda–feira (31).
O G1 esteve na manhã desta segunda-feira (31), na Escola Municipal Olavo Bilac, na Zona Centro-Sul de Manaus. O local recebeu adaptação na infraestrutura para receber os alunos, como materiais de sinalização com orientações, totens com álcool em gel, termômetro e o distanciamento entre as cadeiras. Apesar da orientações, no início da manhã, uma fila de pais se formou para deixar os filhos na escola.
As turmas serão divididas em duas partes: enquanto um grupo assiste às aulas dentro da sala, os outros alunos permanecem em casa, participando das aulas de forma on-line. No dia seguinte, a dinâmica é invertida: quem estava em casa vai para a escola, e quem foi para a escola, agora, fica em casa remotamente.
São cerca de 80 escolas municipais que a Prefeitura ainda não conseguiu adaptar para receber os alunos nesse período de pandemia.
Segundo o secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, será feito um acompanhamento aos alunos que não tiveram condições de acompanhar as aulas online para evitar que fiquem atrasados.
“Estamos fazendo aula de reforço, imprimimos cadernos de atividades para os alunos, contratamos uma plataforma educacional que trabalha exatamente essa habilidade com o retorno. Por isso, nós estamos agindo em todas as direções no sentido de tentar reduzir o dano causado por essa pandemia”, explicou.
O secretário reforçou a importância do acompanhamento do professor para nivelar os alunos. Ele alegou que, dificilmente, deverá haver uma reposição, em um curto espaço de tempo, da perda que os alunos sofreram durante o período da pandemia.
A dona de casa Rafaela da Silva, de 25 anos, foi levar o filho João Guilherme, 4, para a escola. “Estava muito complicada a aula em casa, não estava conseguindo, mas assim sigo em frente. Conversei com ele, falei que não é para abraçar o coleguinha e não tirar a máscara. Que chegue logo essa vacina para as crianças”, disse.
Vacina de trabalhadores da educação
Segundo a Secretaria Municipal de Educação (Semed), aproximadamente 15 mil trabalhadores da rede municipal de ensino já receberam a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus. Desses, 5 mil já tomaram a segunda dose do imunizante.
“Mantendo todos os cuidados, como uso de máscara, álcool em gel, distanciamento, não haverá perigo para que os professores retornem. A segunda dose é só uma questão de tempo”, enfatizou.
FONTE: Por Eliana Nascimento, G1 AM