A lista completa dos patrocinadores privados e apoios que vão investir, no total, R$ 22 milhões para a realização do “#SouManaus Passo a Paço 2023”, foi anunciada pelo prefeito de Manaus, David Almeida, na tarde desta segunda-feira (28).
Com a presença do DJ David Guetta e mais 13 atrações nacionais, o chefe do Executivo municipal destacou a importância de pensar grande para Manaus, tornando a cidade uma referência para o mundo e deixando no passado a expressão “Porto de Lenha”, eternizada pelo poeta Torrinho.
“O evento terá o custo aproximado de R$ 28 milhões, sendo que R$ 22 milhões serão pagos pelos patrocinadores privados e apoios. Assim, o poder público irá arcar com R$ 6 milhões, valor referente a menos da metade do que estava orçado na LOA 2023, que era de R$ 13 milhões”, enfatizou Almeida.
Essa será a primeira vez que a Prefeitura de Manaus realizará um evento com a maior parte dos recursos oriundos do setor privado, fato que confirma o compromisso da atual gestão do prefeito David Almeida em respeitar o dinheiro público.
David Almeida fez questão de salientar o crescimento do festival em sua segunda edição com a nova roupagem. Prova disso é que a expectativa é de 150 mil pessoas por noite em um complexo de mais de 44 mil metros quadrados, com 10 áreas de ocupação, sendo 7 palcos.
Outro ponto citado foi a parceria público-privada estabelecida para o festival. David Almeida usou exemplos como do Carnaval de Salvador e Festival de Parintins, onde uma parte dos ingressos também é comercializado, o que proporciona a oportunidade de investir em maiores atrações para o público.
“No ano passado, tínhamos o palco principal para 40 mil pessoas. Agora esse palco foi para 60 mil. O da Alfândega, eram 12 mil e agora vamos para 20 mil. Vale ressaltar que as pulseiras e os ingressos são apenas para o acesso aos palcos, mas todas as demais áreas são abertas ao público. Foram muitas mentiras espalhadas nos últimos dias. De 150 mil pessoas diária, teremos a venda de apenas 2,5 mil ingressos. Apenas com o valor pago por esta empresa que participou do edital, nós pagamos todos os artistas locais e gospel”, informou.
Valorização do Artista Local
A Prefeitura de Manaus, por meio da Manauscult, aumentou em mais de 580% o número de artistas locais em relação a primeira edição, em 2015, onde apenas 12 artistas locais estiverem envolvidos.
Nesta edição, são mais de 700 trabalhadores da cultura, distribuídos em 9 segmentos, representados, legalmente, por 70 bandas, entre pessoas físicas e jurídicas.
Outro ponto positivo ressaltado por David Almeida é a criação de mais de 5 mil empregos diretos e indiretos. Serão 70 artistas musicais, 700 trabalhadores da cultura, 160 trabalhadores da cenografia. 75 artesãos, 200 manipuladores de alimentos na Praça de Alimentação e Feira da Semacc – Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal, e 2.5 mil prestadores de serviços.
Patrocinadores e apoiadores
No total, o #SouManaus 2023 contará com 19 patrocinadores e 8 apoiadores. São eles:
Patrocinadores
- 1. BRADESCO
- 2. HONDA
- 3. HAPVIDA
- 4. AMAZONAS ENERGIA
- 5. ATEM
- 6. AVANCARD
- 7. BFX ELETRÔNICOS
- 8. NORTE AMBIENTAL
- 9. SUPERMERCADOS NOVA ERA
- 10. CONSTRUTORA POMAR
- 11. POSITIVO TECNOLOGIA
- 12. SANTO REMÉDIO
- 13. DM DE AGUIAR & CIA LTDA
- 14. TCL SEMP
- 15. MK BR S.A. – AIWA
- 16. J F de S TELES
- 17. H.P. LOGÍSTICA E NAVEGAÇÃO
- 18. EXECUTIVO SEGUROS E BENEFÍCIOS
- 19. AUTO POSTO BRASIL
Relação de Apoiadores
- 1. ÁGUAS DE MANAUS
- 2. GAIA ECO
- 3. TUMPEX
- 4. VINCI AIRPORTS
- 5. MANAUARA SHOPPING
- 6. TRAKTO
- 7. FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO AMAZONAS (FIEAM)
- 8. SECRETARIA DE CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA (GOVERNO DO AMAZONAS
FONTE: Por G1 AM