Criminosos roubaram 185 milhões de euros (US$ 198 milhões) em metal do estoque do maior produtor de cobre da Europa, possivelmente com ajuda de funcionários, informou a empresa nesta terça-feira (19).
Depois de coletar um estoque extraordinário em 31 de agosto, a empresa alemã Aurubis descobriu que tinha pago valores inflacionados por remessas de sucata, com base em amostras que tinham sido manipuladas para mostrar um teor de cobre muito superior ao que se revelou ser na verdade.
O inventário estabeleceu a escala dos roubos que a empresa divulgou em 31 de agosto e em junho, disse um porta-voz da Aurubis à CNN. As perdas forçaram a Aurubis a reduzir a sua previsão de lucro antes dos impostos para o atual ano fiscal em cerca de 170 milhões de euros (US$ 182 milhões).
A empresa disse em 15 de junho que identificou “atividades criminosas” e que o Ministério Público e a polícia de Hamburgo, onde a Aurubis está sediada, estavam investigando “funcionários ativos e ex-funcionários da Aurubis”, bem como pessoas empregadas por outras empresas que trabalham no local.
“A empresa tem dado ao Ministério Público e à polícia todo o seu apoio há vários anos”, acrescentou, salientando que alguns dos suspeitos foram detidos.
A investigação em andamento estuda se os mesmos criminosos estão por trás dos casos anteriores e do roubo divulgado em agosto, disse o porta-voz da Aurubis na terça-feira.
O Departamento Estatal de Investigação Criminal de Hamburgo ainda está conduzindo a investigação, disse a empresa.
A polícia de Hamburgo também disse à CNN no início deste mês que abriu uma investigação, acrescentando que “atualmente não há provas” de que os casos anteriores e mais recentes em Aurubis estivessem ligados.
A Aurubis produz cerca de 1,1 milhão de toneladas (1,2 milhão de toneladas) de “cátodos” de cobre, ou folhas, por ano em fábricas na Europa e nos Estados Unidos. A empresa é responsável por cerca de 30% da produção europeia desse tipo de cobre e por 3% a 5% da produção global.
O cobre é amplamente utilizado na construção, inclusive em fios elétricos e tubulações de água. É também um metal vital para a transição energética, pois é utilizado em turbinas eólicas, painéis solares e carros elétricos.
FONTE: Por CNN