Início Amazonas Mais de 2,2 mil casos de dengue são registrados no Amazonas, aponta...

Mais de 2,2 mil casos de dengue são registrados no Amazonas, aponta FVS

Atualização no número de casos confirmados da doença no Estado foi divulgado na quinta-feira (29).

0
Combate à dengue — Foto: Divulgação/FVS-RCP

Mais de 2,2 mil casos de dengue foram registrados no Amazonas, segundo a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM). Segundo o órgão, os casos confirmados são referentes ao período de 1° de janeiro a 29 de fevereiro. 

O levantamento foi divulgado pela FVS no novo Informe Epidemiológico das Arboviroses do Estado, na quinta-feira (28). 

Ao total, o estado registrou 2.232 casos de dengue confirmados.

A confirmação é feita por critério laboratorial ou clínico-epidemiológicos. Os dados constam no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e no Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL). 

Segundo o painel diário atualizado pelo Ministério da Saúde, o Amazonas contabiliza, ainda, seis mortes em investigação pela doença. 

Vacinação no Amazonas

No dia 25 de janeiro de 2024, o Ministério da Saúde anunciou que 12 municípios do Amazonas iriam receber vacinação contra a dengue. 

Todos os municípios fizeram a retirada dos imunizantes e já deram início a campanha de vacinação. As cidades receberam doses da vacina Qdenga.

Para a imunização completa, a Qdenga prevê duas doses, com intervalo recomendado de três meses entre cada aplicação. 

No caso de infecção recente por dengue, é recomendado que a pessoa aguarde seis meses antes de iniciar o esquema vacinal. Se a infecção ocorrer após a primeira dose, deve-se assegurar que a segunda seja aplicada ao menos 30 dias após o início dos sintomas. 

Prevenção

A melhor forma de evitar as arboviroses é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação de mosquitos transmissores das doenças, segundo a FVS-AM. 

FONTE: Por G1 AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui