Mais de 2,2 mil casos de dengue foram registrados no Amazonas, segundo a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM). Segundo o órgão, os casos confirmados são referentes ao período de 1° de janeiro a 29 de fevereiro.
O levantamento foi divulgado pela FVS no novo Informe Epidemiológico das Arboviroses do Estado, na quinta-feira (28).
Ao total, o estado registrou 2.232 casos de dengue confirmados.
A confirmação é feita por critério laboratorial ou clínico-epidemiológicos. Os dados constam no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e no Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL).
Segundo o painel diário atualizado pelo Ministério da Saúde, o Amazonas contabiliza, ainda, seis mortes em investigação pela doença.
Vacinação no Amazonas
No dia 25 de janeiro de 2024, o Ministério da Saúde anunciou que 12 municípios do Amazonas iriam receber vacinação contra a dengue.
Todos os municípios fizeram a retirada dos imunizantes e já deram início a campanha de vacinação. As cidades receberam doses da vacina Qdenga.
Para a imunização completa, a Qdenga prevê duas doses, com intervalo recomendado de três meses entre cada aplicação.
No caso de infecção recente por dengue, é recomendado que a pessoa aguarde seis meses antes de iniciar o esquema vacinal. Se a infecção ocorrer após a primeira dose, deve-se assegurar que a segunda seja aplicada ao menos 30 dias após o início dos sintomas.
Prevenção
A melhor forma de evitar as arboviroses é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação de mosquitos transmissores das doenças, segundo a FVS-AM.
FONTE: Por G1 AM