“Os bebezinhos lutam pela vida. É uma forma de mostrar que eles são vencedores e são campeões também”, afirmou Dyheniver Gomes, fotógrafa e enfermeira da unidade.
A Maternidade Nazira Daou, em Manaus, promoveu um ensaio fotográfico de recém-nascidos com o tema Olimpíadas. A responsável pelo trabalho, Dyheniver Gomes, é fotógrafa e também enfermeira na unidade.
“A ideia surgiu diante da situação que a gente está vivendo, que são as Olimpíadas. Os bebezinhos lutam pela vida. Diante desse avanço que eles vêm tendo, desse progresso que eles lutam pela vida, é uma forma de mostrar que eles são vencedores e que são campeões também”, contou a enfermeira.
Uma das recém-nascidas a participar da sessão de fotos foi a pequena Isadora. Mayra Gomes, mãe da criança, revelou que a iniciativa fortaleceu o vínculo com a filha e até imaginou a futura escolha da menina pelo esporte olímpico.
“É um incentivo, futuramente, quem sabe, ela não vira uma bailarina ou uma ginasta. Além disso, aumentou a nossa autoestima, porque quando vemos a criança desse jeito, ficamos preocupadas se ela irá vencer e o que vai acontecer com ela”, disse a mãe de Isadora.
A iniciativa surgiu a partir da diretora da maternidade, Adriana Duarte, com o objetivo de proporcionar aconchego e um ambiente mais alegre para os recém-nascidos internados na Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (Ucinca) e Unidade de Cuidado Intermediário (UCI).
A primeira edição do ensaio foi realizada no ano passado com o tema natalino. As fotografias são entregues à família quando os recém-nascidos recebem alta e, com a autorização dos responsáveis, são publicadas nas redes sociais da maternidade.
“Por sorte, nós temos uma enfermeira aqui na maternidade que nas horas vagas gosta de fotografar, tem uma câmera profissional e tem todo um olhar diferenciado para isso. São fotos emocionantes e mostram todo o amor que a equipe de assistência presta para essas crianças”, disse a diretora.
A produção e captura das fotos são realizadas por Dyheniver Gomes, que produz, juntamente com a equipe da maternidade, os cenários para os bebês e adquire os adereços, higienizados a cada sessão, utilizados no ensaio.
“Diante de cada situação, as ideias vão surgindo dentro da equipe e vamos elaborando o cenário, conversando com a mãe e explicando o que a gente quer fazer. É uma satisfação enorme e uma honra estar participando desse momento de ofertar o ensaio para elas”, contou a enfermeira e coordenadora do Ponto de Coleta de Leite Humano (PCLH) da maternidade.
A fotógrafa amadora relatou que é notável a mudança no ambiente após o ensaio fotográfico, deixando as mães mais animadas e alegres, além de ser importante registrar uma fase que, mesmo difícil, será celebrada a vitória com a alta médica.
O ensaio fotográfico terá outras edições. No mês de setembro, será em comemoração pelo aniversário da maternidade, e em novembro, será em alusão ao mês da prematuridade, sendo uma forma de criar ações voltadas para essas crianças que estão alocadas nos leitos da unidade.
FONTE: G1 AM