Votação ocorreu nessa segunda-feira (9). Para parlamentares, criação de mais um feriado prejudicaria a economia da cidade.
Um projeto de lei de autoria do vereador Wanderley Monteiro (Avante), que instituía um feriado municipal para homenagear vítimas da Covid-19 em Manaus, foi rejeitado pelos demais parlamentares da Câmara Municipal. A votação ocorreu na sessão dessa segunda-feira (9).
No texto em que pedia a análise do tema, o vereador do Avante disse que a doença “vitimou milhares de pessoas no Brasil e no Mundo, e inclusive a população manauara, deixando apenas a lembrança da dor, da angústia, do sofrimento, e a saudade”.
Segundo ele, “a homenagem seria em respeito às vítimas fatais da Covid-19, e seus entes queridos, que terão que conviver com a memória desse terrível vírus desconhecido e invisível, que invadiu a vida de toda população”. Em Manaus, até a segunda-feira (9) há o registro de 9.360 óbitos confirmados em decorrência do coronavírus.
Mas para alguns vereadores, a criação de mais um feriado prejudicaria a economia da cidade e, portanto, não merece prosperar.
“Se a gente ficar aprovando, nesta casa, feriados e mais feriados, a gente prejudica o comércio, a gente prejudica a indústria, a gente prejudica toda a movimentação da cidade”, disse o vereador Marcelo Serafim (PSB).
O vereador William Alemão (Cidadania) disse que o país já tem outra data para homenagear os mortos.
“Acho que não é a homenagem correta para as vítimas da Covid. Temos nacionalmente o dia 2 [de novembro] como feriado em homenagem aos finados”.
Rodrigo Guedes, do PSC, também falou que a data iria prejudicar a economia: “Já temos muitos feriados, e isso é um dos fatores que prejudicam a economia brasileira”.
FONTE: G1 AM