
Município deverá utilizar os recursos na aquisição de alimentos, kits de higiene pessoal, de limpeza, colchões, redes e combustíveis.
Atingida por inundações causadas pelas cheias dos rios Acre e Purus, o município de Boca do Acre (AM) receberá R$ 2,96 milhões repassados pela Defesa Civil Nacional. O repasse foi autorizado por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (18).
Distante 1.557 km de Manaus, o município de Boca do Acre deverá utilizar os recursos na aquisição de alimentos, kits de higiene pessoal, de limpeza, colchões, redes e combustíveis.
Somado a esse repasse, nas últimas semanas, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) já destinou mais de R$ 20,6 milhões para apoiar municípios no Acre e no Amazonas atingidos por inundações.
O secretário de Defesa Civil Municipal, Jony Noronha, afirmou ao G1 que nesta quinta-feira (18) a régua aponta que o nível dos rios está em 17,51 metros, o que representa estado de atenção. “O nível do rio está baixando. Agora, o problema é o prejuízo que a cheia deixou, com a cidade totalmente destruída”, disse.
Afetados por inundações
No início de março, o secretário de Defesa Civil Municipal, Jony Noronha, disse que o número de pessoas afetadas pela cheia passava de 17,9 mil, sendo 15 mil apenas na zona urbana. Cerca de 90% da cidade foi afetada com inundações.
Em fevereiro, o prefeito José da Cruz decretou situação de calamidade pública e também suspendeu a realização do Enem no município por causa da cheia. Além disso, as aulas remotas precisaram ser suspensas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/L/t/XAChc2RAAZlBZXsIebAA/whatsapp-image-2021-03-03-at-10.16.12.jpeg)
Município de Boca do Acre, no Amazonas, está em situação de calamidade. Imagem foi feita no início de março. — Foto: Divulgação/Defesa Civil
FONTE: G1 AM