Início Amazonas Bolsonaro visita São Gabriel da Cachoeira

Bolsonaro visita São Gabriel da Cachoeira

0
Foto: Reprodução Google

Presidente inaugura uma ponte na BR-307, que liga o município à comunidade comunidades Yanomami em Maturacá. É a primeira visita de Bolsonaro a uma terra indígena.

O presidente Jair Bolsonaro visita São Gabriel da Cachoeira, nesta quinta-feira (27). Ele chegou no início da tarde à cidade, localizada a 860 quilômetros de Manaus, na fronteira com Venezuela e Colômbia.

O presidente inaugura uma ponte de madeira na BR-307, que liga o município à comunidade comunidades Yanomami em Maturacá. É a primeira visita de Bolsonaro a uma terra indígena.

Situação de Pazuello

Durante a visita, o presidente Jair Bolsonaro está previsto que se reúna com o comandante do Exército, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, e o ministro da Defesa, Braga Netto, sobre uma possível punição ao ex-ministro Eduardo Pazuello por conta da participação em uma manifestação no Rio de Janeiro no domingo (22).

Pazuello esteve no ato político ao lado do presidente. Ele subiu no carro de som e fez um rápido discurso. Pazuello, Bolsonaro e aliados do presidente estavam sem máscara, o que é proibido no Rio, .

Além de cometer infrações sanitárias, Pazuello infringiu o Regulamento Disciplinar do Exército. O ex-ministro é general da ativa, e o regulamento do Exército veda participação de militar em manifestação de cunho político.

O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou que Pazuello entendeu que “cometeu um erro”.

Terra Yanomami e garimpo

A inauguração dessa ponte pode facilitar o acesso à terra indígena yanomâmi Maturacá, que é uma das que mais sofrem com mineração ilegal.

As terras indígenas enfrentam uma série de problemas causados pela mineração, como a desnutrição infantil e a contaminação por Covid-19. A extração do minério com mercúrio contamina os rios, mata animais e impacta a disponibilidade de alimentos. 

Em 2019, o presidente afirmou que tinha “intenção” de regulamentar o garimpo no país, plano que inclui a liberação da atividade em terras indígenas. “É intenção minha regulamentar o garimpo, legalizar o garimpo, é intenção minha, inclusive para índio. Tem que ter o direito de explorar o garimpo na tua propriedade. A terra indígena é como se fosse propriedade dele”, disse o presidente.

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, também já defendeu garimpo dentro de terras indígenas.

Menino de 9 anos foi resgatado em março, na comunidade Surucucu, Terra Indígena Yanomami  — Foto: Divulgação/Condisi-YY
Menino de 9 anos foi resgatado em março, na comunidade Surucucu, Terra Indígena Yanomami — Foto: Divulgação/Condisi-YY

Bolsonaro e Pazuello em ato organizado por motoqueiros no RJ — Foto: Jorge Hely/Framephoto/Estadão Conteúdo
Bolsonaro e Pazuello em ato organizado por motoqueiros no RJ — Foto: Jorge Hely/Framephoto/Estadão Conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui