Início Amazonas Polícia atualiza total para 35 presos por ataques no Amazonas

Polícia atualiza total para 35 presos por ataques no Amazonas

0
Dados foram repassados durante coletiva de imprensa nesta terça-feira (8). — Foto: Matheus Castro/G1

Segundo secretário de Segurança Pública do Estado, são 19 prisões na capital e 16 no interior. Três líderes dos confrontos já foram identificados.

O secretário de Segurança Pública do Amazonas, Luismar Bonates, atualizou nesta terça-feira (8) o número de presos pelos ataques ocorridos no estado desde o fim de semana. Segundo ele, são 35, sendo 19 na capital e 16 no interior.

“Nós tivemos 35 prisões até essa terça-feira (8). Na capital, foram 19 e no interior 16”, declarou.

Manaus não registrou nenhum ataque entre a noite de segunda-feira (7) e a madrugada desta terça-feira (8). Essa é a primeira vez em dois dias que a capital do Amazonas segue sem ocorrências da onda de violência, que começou no fim de semana.

Durante a coletiva, Bonates afirmou que 144 policiais da Força Nacional de Segurança a partir desta terça-feira (8) devem chegar ao Amazonas. A capital e outras cidades do interior foram alvos de ataques desde o fim de semana.

Lideranças presas

Bonates também explicou que três líderes do grupo responsável pelos ataques no estado já foram identificados. Ele afirmou que o Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), um núcleo especializado da Polícia Civil, está conduzindo os inquéritos policiais, que deverá ser encaminhado para a Justiça.

“Estão sendo coordenados pela Polícia Civil os inquéritos policiais para depois se remeter para a Justiça. E se assim a Polícia Civil e a Justiça entenderem que eles devem ser encaminhados para presídios federais, isso será solicitado”, explicou.

De acordo com as informações repassadas pela Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-AM), o primeiro mandante dos ataques identificado foi preso ainda no domingo. A prisão ocorreu em uma residência de luxo no bairro Novo Aleixo, na Zona Norte. Para a polícia, ele foi um dos autores intelectuais dos ataques e incêndios em Manaus.

Já o segundo homem identificado foi preso na madrugada de segunda-feira (7), no Colônia Terra Nova. Com o suspeito foram apreendidas uma submetralhadora, porções de cocaína e uma quantia em dinheiro. Por fim, o terceiro líder identificado foi detido nesta terça-feira (8) no Puraquequara, na Zona Leste.

A prisão ocorreu em parceria com a Delegacia de Repreensão a facções criminosas do Pará. Segundo os agentes, o homem fazia parte da cúpula de uma organização criminosa no estado vizinho. Ele estaria no Amazonas para se esconder, já que é suspeito de articular a morte de diversos agentes públicos e possuir mandado de prisão pelos crimes de homicídio qualificado, roubo e associação ao tráfico de drogas.

Na segunda-feira (7), a Polícia também prendeu um dos homens suspeitos de tentar incendiar o prédio do 13º Distrito Integrado de Polícia (DIP) na capital. Ele está na contagem oficial da SSP dos 35 presos.

Ataques no interior

O município de Caapiranga, distante 184 quilômetros de Manaus, registrou um ataque ao prédio da delegacia da cidade. Uma viatura da Polícia Militar, dois veículos da Polícia Civil e um carro particular foram queimados. Segundo a PM, os quatro veículos estavam no pátio da Delegacia.

Circulação de ônibus em Manaus

Uma escola municipal da zona rural de Careiro Castanho, município distante 124 quilômetros de Manaus, foi incendiada por criminosos na madrugada desta terça-feira (8). A escola fica em um assentamento em que vivem 251 famílias, no quilometro 115 da BR-319.

Depois de dois dias de serviço suspenso ou realizado de formal parcial, a frota do transporte coletivo de Manaus voltou a operar com 100% dos veículos na manhã desta terça-feira (8). Em nota, o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) informou que por não haver ocorrências de ataques contra ônibus do transporte coletivo durante a madrugada, a frota completa voltou a circular normalmente a partir das 6h.

Terminal de ônibus registra movimento intenso na manhã desta terça. Ônibus voltaram a circular — Foto: Paulo Frazão/Rede Amazônica
Terminal de ônibus registra movimento intenso na manhã desta terça. Ônibus voltaram a circular — Foto: Paulo Frazão/Rede Amazônica

FONTE: Matheus Castro, G1 AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui