
Em nota publicada em suas redes sociais, o vereador Daniel Vasconcelos (PSC) justificou viagem a Óbidos (PA), sua cidade natal, com todas as despesas pagas pela CMM (Câmara Municipal de Manaus) como “algo corriqueiro e dentro da legalidade”.
“Cumpro agenda de interesse público e isso me assegura o direito de ter deslocamento e diárias custeadas pelo erário”, afirma o vereador.
A viagem além de ter sido realizada no período do recesso, coincide com os festejos de Sant’Ana, padroeira da cidade, comemorado na segunda-feira (26).
“Iniciei a semana em minha terra natal, em Óbidos que fica no oeste do Pará. Tenho orgulho desta cidade que possui uma veia cultural muito forte que a faz ser conhecida por suas festas religiosas, como o Círio de Sant’Ana, padroeira do povo católico, da qual sou devoto”, escreveu o vereador em uma postagem anterior à nota.
“Fiz um propósito de estar aqui hoje, e sou grato a Deus pela oportunidade de vivenciar este momento”, registrou Daniel no final da postagem.
A portaria que autorizou a viagem do vereador diz que o deslocamento tinha o objetivo de “representar esta Câmara Municipal de Manaus em reuniões na Câmara Municipal de Óbidos-PA, para tratar de assuntos de interesse deste Poder Legislativo”, embora a nota divulgada pelo vereador cite outros motivos.
“Minha visita tem o intuito de alinhar termo de cooperação técnica com a administração municipal com o objetivo de auxiliar obidenses que residem em Manaus, contigente estimado em 30 mil pessoas”, disse o vereador. O tema não tem relação direta com a missão do parlamentar descrita na autorização da viagem.
Mais uma contradição: na rede social o vereador postou foto em uma embarcação, escrevendo estar a caminho de Óbidos, mas a portaria 012 da presidência da CMM em seu inciso II concede “ao Vereador designado, bilhetes de passagem aérea nos trechos Manaus/Santarém/Manaus”.
Abaixo, a nota do vereador:

FONTE: AMAZONAS ATUAL