Previsão é que temperatura permaneça amena nesta sexta-feira (30). Impactos do fenômeno começam a diminuir já no fim de semana.
Moradores de Manaus começaram a sentir os reflexos da onda de frio, ou da “friagem”, nesta sexta-feira (30). A capital amanheceu com temperatura de 23,4º, registrada por volta de 7h, segundo informou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A onda de frio já começou a ser observada, na quinta-feira (29), em cidades do interior do Amazonas, cujos termômetros marcaram 18º. O frio será sentido com mais intensidade na região Sul do estado, segundo o Inmet.
No País, as regiões Sul e Sudeste registram as menores temperaturas. Em diversas cidades, chegou a nevar.
Segundo o meteorologista do Inmet, Mamedes Luiz Melo, o clima mais ameno em Manaus, nesta sexta, é reflexo da onda de frio. Apesar do dia ter amanhecido mais frio, a temperatura começou a subir e, por volta de 10h, estava em 24,8º.
“Para hoje, sexta-feira, esse fenômeno ‘friagem’ continua atuando de uma forma leve e a temperatura vai cair um pouco mais em relação a quinta-feira, pode chegar em torno dos 28 graus”, informou Mamedes.
Para se ter uma noção, a temperatura mínima média para o mês de julho, em Manaus, é de 23,10º, segundo o Serviço de Proteção da Amazônia (Sipam).
Para o sábado (31), segundo o meteorologista, a previsão é que a onda de frio já não seja mais sentida em Manaus. A influência para uma temperatura mais amena será de chuvas previstas para ocorreram no horário em que o calor é mais intenso.
“Então, no sábado, teremos um pico da temperatura em torno de 30º/32º graus e devido à chuva, já para o domingo, essa temperatura começa a cair gradativamente, 29º, depois fica em torno de 30º, mas praticamente o fenômeno ‘friagem’ vai embora”, explicou.
FONTE: G1 AM