Hospital do Coração Francisca Mendes será beneficiado com as doações. Interessados em participar devem baixar aplicativo e cadastrar as atividades físicas que serão realizadas.
Em Manaus, praticantes de atividades físicas poderão participar de uma campanha que troca quilômetros feitos em exercícios físicos por recursos financeiros que serão doados ao Hospital do Coração Francisca Mendes, na zona Norte da cidade. A campanha tem início no Dia Mundial do Coração, 29 de setembro.
Os interessados em participar do projeto devem baixar o aplicativo “Circuito do Coração” pela loja do celular, preencher os dados e depois cadastrar os exercícios físicos dentro de uma das modalidades: caminhada, corrida, ou atividades com bicicleta. Cada quilômetro feito equivale a R$ 1 de doação para o hospital. O recurso da campanha será doado por uma empresa farmacêutica.
O Hospital do Coração Francisca Mendes é um dos quatro do país a participar da campanha, que foi idealizada pelo Laboratório Industrial Brasileiro de Biologia e Síntese (Libs). Além dele, participam também o Procape e Pronto Socorro de Recife, o Instituto de Cardiologia de Santa Catarina e o Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, em São Paulo.
Em entrevista ao g1, o médico cardiologista e diretor do Hospital Francisca Mendes, Marcus Grangeiro, conta que a iniciativa também faz parte da campanha ‘Setembro Vermelho’ e alerta sobre doenças cardiovasculares.
“Nesta campanha vejo dois aspectos importantes: o estímulo ao exercício e o ato solidário. E o melhor disso é a associação dos mesmos. O bem-estar produzido por gestos donativos produzem um ciclo de doação e benfeitorias”, explica Grangeiro.
Requisitos
Para participar é preciso cumprir alguns requisitos como ter 18 anos ou mais, estar em boas condições de saúde e apto a realizar atividades físicas. Os interessados podem participar de qualquer cidade. As inscrições são gratuitas e podem ser registradas quantas atividades o participante desejar.
As atividades convertidas em doações podem ser realizadas entre 29 de setembro e 5 de outubro. Para Grangeiro, participar da campanha traz benefícios não só para o hospital, mas também aos praticantes da atividade.
“A atividade física é o remédio mais eficaz e democrático que existe! Ela é capaz de melhorar o condicionamento cardiopulmonar, mudar parâmetros de perfil lipídico (colesterol e triglicérides), perfil glicêmico (açúcar no sangue), mudar composição corporal e reduzir morte por doenças cardiovasculares e cânceres”, comenta.
Na capital, o Hospital Francisca Mendes é vinculado à Universidade Federal do Estado do Amazonas (Ufam) e é referência de cirurgias de alta complexidade em cirurgias relacionadas ao coração em toda a região Norte.
FONTE: Por G1 AM