A CPI da Amazonas Energia da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) retoma as oitivas nesta quarta-feira, (3), quando irá ouvir a Associação Amazonense de Municípios (AAM). O objetivo é ter acesso às informações da realidade dos municípios do interior sobre os constantes apagões e aumento da tarifa da energia elétrica.
O presidente da CPI da Amazonas Energia, deputado Sinésio Campos (PT), afirmou na segunda-feira, (1º), que, até o momento, os primeiros quatro órgãos ouvidos pela Comissão (Ipem, Procon, Defensoria Pública e OAB), trouxeram informações de ilegalidades cometidas pela Amazonas Energia.
“Estas entidades não encaminharam documentos sem bases legais. Mas são denúncias que chegaram da sociedade e que eles tomaram as devidas providências. E o que estamos aguardando agora da Associação Amazonense dos Municípios é que todas as Câmaras Municipais tenham uma Comissão de Defesa do Consumidor e os prefeitos têm muito a falar sobre as irregularidades e ilegalidades cometidas pela Amazonas Energia no interior, já que a privatização aconteceu em Manaus e em todos os 61 municípios”, alfinetou.
“A expectativa da oitiva da Associação Amazonense dos Municípios é muito grande tendo em vista que ela vai nos dar a ‘radiografia’ precisa de como está a situação dos apagões e cortes de energia em plena pandemia. Todos os órgãos que foram convidados nas oitivas prestaram um grande serviço de informação para a CPI”, afirmou.
Denúncias
O presidente da CPI da Amazonas Energia, Sinésio Campos, afirmou, ainda, que a população precisa formalizar as denúncias contra o consumidor nos órgãos de controle e que, segundo dados do Procon, as denúncias contra a Amazonas Energia não chegam a 10% do que realmente deveriam ser registradas. Sinésio afirmou, ainda, que tem recebido denúncias da população e vídeos que os funcionários da concessionária tem subido nas lajes dos moradores sem autorização para efetuar o corte de energia.
“Muitas pessoas ainda não buscam esses órgãos e quando tem a sua energia cortada preferem pagar o débito. Recebi uma denúncia de um vídeo de como a Amazonas Energia está agindo para cortar a energia da população. Estão subindo nas lajes das pessoas, é dessa forma que a empresa está agindo”, disse.
O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) afirmou que todas as denúncias feitas pela população nas redes sociais serão avaliadas. “A Amazonas Energia é a campeã de irregularidades nos órgãos de controle. Recebemos uma denúncia em vídeo de um morador da Zona Leste em que os agentes subiram na laje do cidadão, sem ele estar em casa, para cortar a energia”, denunciou.
Fonte: Portal O PODER